Vereadores de Teutônia são preparados para o mandato

86
Bellin (em pé) apresentou as funções e as vedações do vereador / Crédito: Lucas Leandro Brune

O contador Daniel Bellin realizou treinamento aos vereadores de Teutônia na terça-feira (21/1), das 18h30 às 21h. Por iniciativa inédita do presidente Luias Henrique Wermann (PSD), os colegas receberam estas orientações de modo gratuito sobre “Caminhos da Cidadania”. Temas essenciais para o trabalho dos vereadores foram abordados, como: fundamentos de administração pública, competências legislativas, estruturação da Câmara, competência dos vereadores, principais planos, proposições legislativas e processo legislativo.

“Uma experiência muito positiva, porque compartilhar conhecimento sempre é importante. E eu vejo que o Poder Legislativo tem um um papel fundamental dentro da democracia. E a preparação de gente nova, os vereadores que assumiram, para saber toda essa parte de legislação, as leis municipais, o processo legislativo, a própria estruturação da Câmara, isso é muito complexo”, expõe o contador.

O curso foi gratuito e realizado em Teutônia, sem custos com diárias ou despesas de inscrição. “Nossos vereadores trabalham. Então, montei esse trabalho porque vi essa deficiência ou lacuna, essa necessidade de aperfeiçoar, dentro das Câmaras de Vereadores. Como profissionais, nós também temos que nos aperfeiçoar diariamente, mensalmente, em todas as nossas tarefas. O mundo é muito competitivo e os cenários mudam muito rapidamente.

A ideia de preparar os vereadores teve o objetivo de deixá-los tranquilos para a gestão, para representar o povo com presteza e segurança. “Eles vão ter uma capacidade maior de analisar, de verificar, de entender o funcionamento, até das comissões. Nós temos as comissões permanentes, as comissões temporárias, a documentação, o parecer que sai, que precisa ser analisado”, comenta Bellin.

O presidente Luias Henrique Wermann (PSD) considerou o momento importante e agradeceu aos 10 vereadores presentes. “Tem a importância do vereador entender o seu papel, o processo Legislativo e Executivo, para que não ocorram falhas como no passado. Que entendam de lei orgânica, regimento interno, plano diretor, códigos de postura, lei de diretrizes orçamentárias, lei de orçamento anual e plano plurianual”, salienta.

O objetivo é garantir um bom andamento e desempenho da Câmara. “É preparar os vereadores para que de fato possam ocupar com excelência o cargo para o qual foram eleitos. E isso vem ao encontro com o que foi passado nessa noite. Todos gostaram e parabenizaram o Daniel pela bela apresentação. O vereador tem a obrigação de saber como funciona uma administração pública, como funciona uma Câmara de Vereadores e uma Prefeitura, para que possa saber como atuar e defender as vulnerabilidades da nossa sociedade”, conclui.

Vereadores participaram de formação com o contador Daniel Bellin
Crédito: Lucas Leandro Brune
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui