Samir Xaud toma posse como novo presidente da CBF

Samir Xaud é o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente de Roraima foi eleito na manhã do domingo (25/5), em votação realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ele assume o cargo de forma imediata e cumprirá mandato até 2029.

Mesmo sendo candidato único, Xaud não obteve unanimidade. Ele recebeu 103 dos 141 pontos possíveis, número inferior ao da eleição anterior, que reelegeu Ednaldo Rodrigues com apoio total.

A votação teve a presença de 26 federações e 20 clubes. Segundo o estatuto da CBF, cada federação tem peso 3; clubes da Série A, peso 2; e da Série B, peso 1 – o que totalizaria 108 pontos, considerando os presentes.

Além de Xaud, foram eleitos oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

A eleição também definiu os novos membros do Conselho Fiscal: Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa (efetivos); Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa (suplentes).

Primeiras ações

Depois da eleição, Xaud afirmou que a reorganização do calendário nacional e a implementação de um sistema de um sistema de fair play financeiro estão entre suas prioridades. Ele anunciou que, a partir de 2026, os campeonatos estaduais passarão a ter 11 datas. Em 2025, foram 16.

Já nesta segunda-feira (26/5), Xaud terá seu primeiro ato como presidente, apresentar oficialmente o técnico Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira. A contratação do italiano foi articulada ainda na gestão de Ednaldo Rodrigues, que esperava usar o acerto como trunfo político.

Clubes presentes na votação

  • Série A: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória.
  • Série B: Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Grêmio retorna aos trabalhos e tem amistoso no sábado

O Grêmio voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (22/6) após a folga concedida ao elenco e abriu mais uma semana de preparação no CT Luiz...

Internacional retorna aos treinamentos

O Internacional se reapresentou na manhã da segunda-feira (22/6), no CT Parque Gigante, em Porto Alegre, e deu início ao período de intertemporada. No primeiro...

Lajeadense se reapresenta para a temporada de 2026

O Clube Esportivo Lajeadense deu início à reapresentação do elenco para a temporada 2026 na segunda-feira (22/6). Neste primeiro momento, a programação é voltada à...

Paulo Birck conquista duas medalhas no Rio de Janeiro

No fim de semana, o estrelense Paulo Roberto Birck voltou a se destacar no cenário nacional do tiro esportivo paralímpico e conquistou duas medalhas...