
A Câmara de Vereadores de Estrela realizou, na noite de segunda-feira (18/8), sessão ordinária descentralizada na c, em comemoração aos 150 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul. A proposta foi aproximar o Legislativo da comunidade, garantir maior participação popular, valorizar a história e a cultura que ajudaram a desenvolver a cidade.
O vereador Éder Marcelo Follmann (Progressistas) destacou a emoção de realizar o encontro em um espaço tradicional. “É uma grande satisfação, realmente, é uma emoção estar na primeira sessão aberta ao público. É uma sessão descentralizada e também aqui nesse local tão especial, que é a Società Italiana Fiori dei Piani”, afirmou.
Follmann ressaltou a importância do evento como parte das homenagens aos imigrantes: “Estamos comemorando os 150 anos da colonização italiana, que contribuiu tanto para o nosso município e a região toda, trazendo gastronomia, cultura e ajudando no desenvolvimento”, salientou.
Segundo Follmann, encontros descentralizados ampliam o diálogo com os moradores e permitem que mais pessoas conheçam o funcionamento do Legislativo. “Isso aproxima a Câmara da comunidade e reforça nosso compromisso com a transparência e a participação popular”, disse.
Esporte
Durante a entrevista ao Grupo Popular, o vereador também comentou sua participação no Campeonato Estadual de Karatê, realizado em Lajeado no fim de semana passado. A competição promovida pela Associação de Karatê do Vale do Taquari (Ascat) reuniu 318 atletas, sendo 88 da própria Ascat. “Quero parabenizar os professores Leandro Gregório, de Estrela, e sensei Ildo Salvi, de Lajeado. Hoje temos mais de 200 atletas só na associação, que faz um trabalho espetacular de formação de pessoas”, afirmou Follmann.
O parlamentar destacou os valores transmitidos pelo esporte: “Passamos valores que incluem respeito, humildade, lealdade, compaixão, disciplina, autocontrole e perseverança. Nosso objetivo é formar cidadãos de bem para termos uma sociedade melhor, mais justa e empoderada”, reforçou.