Reinauguração da Feira do Produtor em Estrela evidenciou o poder da força cooperativa

Apesar da manhã fria do sábado (13/9), a alegria, o trabalho e o aconchego aqueceram os corações daqueles que participaram da reinauguração da Feira do Produtor de Estrela. Centenas de pessoas estiveram presentes, seja para comprar alimentos frescos, seja para prestigiar a apresentação contagiante da Orquestra Municipal ou, até mesmo, para participar do Dia C de Cooperar, promovido pela Sicredi Ouro Branco RS/MG.

Durante a cerimônia, ficou claro que o momento só foi possível graças à força da comunidade, ao voluntariado e ao cooperativismo.

A Sicredi foi a responsável pelo maior aporte para a reconstrução do pavilhão e restauração da Praça Henrique Roolaart, com mais de R$ 1 milhão doados à causa por meio do Ajude RS, iniciativa que coletou doações de todo o país para auxílio aos atingidos pela cheia no estado em 2024.

O presidente Neori Ernani Abel ressalta que o interesse pela comunidade é um dos princípios universais do cooperativismo. “Uma cooperativa só se completa se tiver efetividade social para além de sua eficiência econômica”, aponta.

A cooperativa demonstra esse interesse de diversas maneiras. Ele cita a fundação da cooperativa em 1981 por 24 produtores rurais, que viam a escassez de financiamentos para os pequenos produtores na época. O objetivo era atender às necessidades específicas de uma parte fundamental da comunidade rural.

“Até hoje, o pequeno produtor rural é o esteio e a essência da cooperativa, com 94% de suas operações de crédito destinadas a mini e pequenos produtores rurais e à agricultura familiar. Ou seja, o Sicredi se tornou o principal financiador de crédito rural no Rio Grande do Sul”, ressalta Abel.

Para a prefeita Carine Schwingel, o interesse pela comunidade se manifesta também na necessidade de parcerias – a reconstrução foi fruto de um esforço entre a iniciativa privada, as entidades organizadas, o poder público e a comunidade.

Ela enaltece que Estrela se diferencia por “fugir da curva” enquanto o país enfrenta polarizações cada vez maiores. “O Brasil que eu acredito é esse aqui. É o Brasil do associativismo, do cooperativismo. Quando cada um faz a sua parte, conseguimos entregar aquilo que a comunidade precisa e merece”, apontou ela.

Citou a implementação, até o fim do ano, de um vale-feira de R$ 50 para uso dos servidores municipais na Feira do Produtor – o que representa cerca de R$ 60 mil mensais em circulação. “Sabemos que o funcionário não gastará só esse valor. É um dinheiro que retroalimenta a comunidade”, enfatizou ela.

Agradeceu também aos vereadores pela aprovação do uso do vale-alimentação exclusivamente em Estrela. “Restringimos entendendo que o momento é de ajudar as nossas empresas, o nosso comércio e os nossos empreendedores, para que o dinheiro fique aqui”, relatou.

Representando o município também como agricultor, o vice-prefeito Márcio Mallmann agradeceu especialmente aos feirantes pelo esforço em produzir a comida que sustenta a comunidade.

“Todos aqui fazem isso com amor e carinho. Falo com muito orgulho e emoção: o nosso município tem jeito e vai dar certo. Estrela é essencialmente do voluntariado. Vamos lembrar disso e unir nossas forças para vencer os obstáculos e fazer de Estrela um município ótimo para se viver. Que tenhamos sempre esperança”, disse ele.

Amor e dedicação

“Esperança” é a palavra que ecoa no coração e nas mentes dos produtores de Estrela. Marisa Werman (55) não conhece outra vida que não a de dedicar seu tempo, amor e trabalho à roça. Ela vende suas hortaliças na Feira do Produtor há 20 anos.

Em 2024, Marisa e a família perderam toda a produção com a enchente. Recomeçar, no entanto, não foi uma dúvida. “Fizemos tudo do zero, é o único ganha-pão que temos. É puxado, mas é isso que a gente gosta de fazer”, conta.

Com apoio dos filhos e de sua irmã, eles se reergueraram e, no sábado, sentiram a recompensa do trabalho árduo. “Vendi mais do que o esperado, tivemos que ir para casa buscar mais verduras”, cita.

Para ela, o retorno da Feira no espaço antigo é “uma alegria só”. Com um sorriso “de orelha a orelha”, ela conta: “Se fosse por nós [feirantes], não teríamos fundos. A ajuda que conseguimos do povo, do Sicredi foi fundamental. Cada real que veio, veio bem”, finaliza Marisa.


Marisa e sua família são exemplo de superação e garra frente às adversidades no campo / Crédito: Camille Lenz da Silva

Novo espaço

Com a estrutura afetada pela enchente de maio de 2024, o que restou do pavilhão da Feira do Produtor foi demolido para dar espaço ao novo local. Após 8 meses de obras em parceria com a construtora Pórtico, o novo pavilhão foi erguido em pré-moldado e com estrutura reforçada para resistir em caso de novas intempéries.

O prédio tem 600 metros quadrados e capacidade para abrigar 22 produtores, além de área reservada para a Feira do Peixe.

O horário de funcionamento da Feira do Produtor de Estrela segue o mesmo: a partir das 6h, nas quartas-feiras e aos sábados. Já a Feira do Peixe é realizada em datas específicas, disponíveis nos canais oficiais da prefeitura.

Para o futuro, a Associação dos Feirantes de Estrela analisa instalar no local um espaço no qual agroindústrias e produtores locais possam disponibilizar seus alimentos frescos para comercialização durante a semana.

Quanto à Praça Henrique Roolaart, os voluntários presentes no sábado participaram do Dia C de Cooperar da Sicredi. Entre as ações praticadas, eles embelezaram a praça com a colocação de brita e o plantio de flores.


Voluntários contribuiram para revitalizar a Praça Henrique Roolaart no Dia C de Cooperar da Sicredi / Crédito: Camille Lenz da Silva

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Executivo e CIC de Teutônia lamentam falecimento do ex-prefeito Ricardo Brönstrup

O Município de Teutônia decretou luto oficial por 3 dias em virtude do falecimento do ex-prefeito, Ricardo José Brönstrup. "Neste momento de profunda tristeza,...

Câmara de Estrela aprova extinção de secretaria e consolida Habitação como órgão permanente

Os vereadores de Estrela aprovaram por unanimidade três projetos de lei encaminhados pelo Executivo. As matérias tratam do fortalecimento da administração tributária municipal, investimentos...

“Nunca deveria ter saído do PDT”, diz Enio Bacci

Nascido em Lajeado em 1958, Enio Egon Bergmann Bacci atua de forma efetiva na política desde 1989, quando ingressou no Legislativo pela primeira vez....

Executivo teutoniense propõe campanha para premiar consumidores e aquecer economia local

A Prefeitura de Teutônia enviou para a apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 59, que institui a campanha municipal “A...