Encontro do Carteado de Imigrante chega a sua 24ª edição

799
Crédito: Cris Thomé e Rafaela Trapp / Divulgação

A Comunidade Evangélica Arroio da Seca, com apoio do Município de Imigrante, realizou na última segunda-feira (15/3), a 24ª Edição do Encontro dos Aposentados e Aposentadas que jogam carta. O encontro faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município. Em 2020 foi o último evento realizado em Imigrante antes do decreto de lockdown, e no ano passado o evento não foi realizado devido a Pandemia de covid-19.

Devido ao tempo chuvoso os jogos foram realizados na sua maioria dentro do Centro Comunitário Arroio da Seca, mas vez ou outra, algumas duplas se arriscavam a colocar as mesas na Praça para jogar ao ar livre.

Os jogos iniciaram as 7h da manhã. Durante o dia foram realizados lanches e o intervalo para o almoço. No valor da inscrição além do almoço e do lanche, estava incluso o brinde oferecido pelo município, uma cuia personalizada.

O prefeito Germano Stevens compareceu no evento somente na parte da manhã, cumprimentando os participantes, pois tinha compromisso em oura cidade. As boas vindas ao meio dia foram realizadas pelo Secretário da Administração Charles Porsche e pelo Vice-Prefeito Fabiano Acadroli que enalteceram a retomado dos eventos presenciais e da importância de eventos de integração.

O pastor Rui Schneider também realizou uma breve benção, destacando o sentimento de amizade e de disputa saudável nos jogos, e relembrou os participantes falecidos nos dois últimos anos.

Todas as edições contam com mais de cem participantes, que se dividem em mesas de quatro ou mais participantes para jogar pife, schafkopf, canastra, bisca e também jogos de loto. Os carteadores além de imigrantenses vieram de municípios vizinhos como Colinas, Boa Vista do Sul e Westfália.

Uma das estreantes deste ano no Encontro foi Gladis Wiebusch, 63 anos. “Esta foi a primeira vez que participo do encontro, apesar de já estar aposentada há algum tempo, sempre estava trabalhando. Mas estou adorando o encontro e, com certeza, participarei dos próximos” disse.

Já em outra mesa estava o veterano de participações Werno Werkausen. Ele que completou 92 anos neste dia foi um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair do salão. Para ele o Encontro de Carteado é sempre um dia de descontração, encontro de amigos e de muita alegria, já que algumas edições ocorreram no dia do seu aniversário. “Mas sinto muito a falta dos meus companheiros de carta Edvino Kaisekamp e Ervino Gärtner já falecidos, e de Arlindo Brauwers que não pode vir neste ano por motivo de doença” mencionou.

Outro participante das primeiras edições é Sirio Klein, 84 anos, que assim como a maioria dos participantes espera ansioso pelo anúncio da data do Carteado, que ocorre normalmente na segunda-feira mais próxima do dia 16 de março, data do primeiro encontro realizado em 1998, no Bar de Silmar Magedanz. No mesmo ano o proprietário faleceu, e os encontros passaram a ser realizados no Centro Comunitário Arroio da Seca.

No primeiro encontro participaram 24 pessoas. As regras estabelecidas e que ainda são seguidas são de que a venda de almoço e da bebida não pode ser exploratória, o encontro precisa ser na rua principal na segunda-feira mais próxima ao dia 16 de março, e a participação deve ser apenas de aposentados e aposentadas.

- publicidade -