CT lança, oficialmente, o 5º Festival de Música de Teutônia

1005
O professor Lucas Grave apresentou os detalhes do evento para os convidados / Crédito da foto: Paloma Griesang

O Colégio Teutônia (CT) realizou na manhã desta sexta-feira (10/6) o lançamento oficial do 5º Festival de Música de Teutônia. O café da manhã contou com a presença de convidados, patrocinadores, autoridades e imprensa.

O festival ocorrerá de 17 a 22 de julho. O evento conta com apoio da Prefeitura de Teutônia e o patrocínio de Sicredi Ouro Branco, Certel, American Nutrients, Grupo Popular de Comunicação e Protepac.

A última edição ocorreu em 2019, antes da pandemia. O evento deveria ter ocorrido em 2021, mas foi adiado pela situação do coronavírus.

O Festival deve receber em torno de 200 instrumentistas de todo o estado. O foco da programação é o aperfeiçoamento da música por meio de cursos de diversos instrumentos.

A direção artística do Festival de Música de Teutônia 2022 está a cargo do renomado instrumentista Pedrinho Figueiredo. O repertório será definido em conjunto com o maestro do Festival, Tita Sartor.

O professor de música do CT e maestro do Conjunto Instrumental do CT, Lucas Eduardo Grave, afirma que é uma alegria poder voltar a realizar o evento que chega a sua quinta edição. “Que bom que podemos voltar. Tem muitos municípios já entrando em contato, que vão enviar seus instrumentistas. Isso nos deixa muito felizes”, considera.

Grave afirma que a expectativa é grande. Ele destaca que são 24 professores, vindos de todo país, e também de fora do país. O diretor artístico do Festival, Pedrinho Figueiredo, explica que a ideia de trazer renomados professores é de fazer com que os jovens vislumbrem a música como uma possibilidade profissional, mostrando a música como algo viável.

Além disso, defende o papel da música na formação dos cidadãos do futuro. “E se não forem músicos [profissionais], eles vão saber discernir o que é bom, formaremos cidadãos mais informados.”, complementa. Ele destaca que a música é feita em conjunto, onde todos ganham quando um ganha, fomentando assim o olhar o outro entre os instrumentistas.

Envolvimento da comunidade

Para dar certo, o Festival de Música de Teutônia aposta no envolvimento da comunidade. Para as refeições, o CT conta com apoio da Comunidade Paz, que cede o espaço que serve como refeitório. Para hospedar os participantes, espera o apoio das famílias. Em 2019, mais de 100 famílias abriram suas casas para receber os visitantes.

O diretor artístico, Pedrinho Figueiredo, aponto este como um grande diferencial do evento. “É o que mais emociona, ver essa comunidade envolvida na formação dos pequenos, pensando no futuro, é maravilhoso”, declara. O professor Lucas Grave avalia que isso demonstra o espírito cooperativista de Teutônia e região.

O Colégio Teutônia está mobilizando a comunidade local para hospedagem dos instrumentistas. “Nas edições anteriores essa participação sempre foi muito importante, e gostaríamos de contar com o apoio de todos novamente neste ano. Precisamos apenas de uma cama para dormir, um chuveiro para banho e um sanduíche para café da manhã. Refeições acontecerão no Festival”, pede o diretor do CT, Jonas Rückert.

Para devolver o acolhimento da comunidade, os instrumentistas também vão até ela, levar um pouco de música e cultura. É o Festival Itinerante, que percorre a cidade, em locais públicos e empresas. “O objetivo é sair, em algum momento, das salas de aula e levar ele para a comunidade, para fazer apresentações também”, considera.

Inscrições

As inscrições para os cursos do Festival estão aberta. Serão realizadas aulas de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo estão abertas. As aulas do Festival acontecem de 18 a 22 de julho.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas junto à recepção do CT, pelo telefone (51) 3762-4040, ou com a comissão organizadora pelo e-mail [email protected]. Grupos, orquestras e corais também estão convidados a participar. Outros detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento – www.festivaldemusicadeteutonia.com.br.

Professores confirmados

Manoela Lampert, Karin Kupas e Felipe Karam – violino

Rodrigo Alquati – violoncelo

Tita Sartor – flauta transversal

Alexandre Ribeiro – clarinete

Amauri Iablonovski – saxofone alto

Marcelo Martins – saxofone tenor;

Matias Nieva e Flávio Gabriel – trompete

José Milton Vieira – trombone

Israel Oliveira – trompa

Bruno Brandalise – tuba

Nelson Faria – guitarra

Guto Wirtti – baixo elétrico

Márcio Bahia – bateria

Beto Côrrea – piano/teclado

Matheus Kleber – acordeon

Federico Trindade – canto coral

Daniel Wolff – arranjo

- publicidade -