Década de 60, 70, 80, esses são algumas das épocas relembradas pelo Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia. A paixão pelos carros de época e o desejo de envolver ainda mais pessoas que compartilham o mesmo gosto, movimentam o evento.
O Encontro de Veículos Antigos acontece desde 2002 e tem como um dos apoiadores a Veteran Car Teutônia. O clube existe há cinco anos e é primeiro a fazer parte da Federação Brasileira de Veículos Antigos do Vale do Taquari, isso também coloca a associação no calendário de eventos do Estado.
Atualmente 32 antigomobilistas integram o grupo. Conforme um dos fundadores, Guiomar Haas, a possibilidade de criar o Veteran Car surgiu ao descobrir que muitos integrantes com coleção de clássicos de placa preta estavam filiados a outros clubes.
Desde criança Haas esteve cercado por carros de época, guarda lembranças de seu pai com carros 0 quilômetro, hoje antigos, na concessionária, também recorda de passeios com os automóveis. “Desde criança gostei muito de carros então fez com que eu tivesse um grande interesse de também possuir esses veículos que passaram na minha família”
O sonho de possuir um automóvel quando crescesse se tornou realidade e por isso em alguns momentos opta por buscar um modelo específico para alcançar aquele desejo antigo.
O idealizador descreve como um modo de aproveitar a vida, sair e conhecer novas culturas. Segundo ele, o Encontro de Veículos antigos viabiliza o reencontro com bons amigos, a troca de ideologias e conhecimentos relacionados ao antigomobilismo, e também a busca por novos itens para coleção. “É um momento de lazer em que levo sempre comigo minha esposa e minha filha”, compartilha.
13ª edição
A 13ª edição do evento acontece do dia 17 ao dia 19 de março e as programações do evento já foram divulgadas pela Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Teutônia, realizadora do encontro. Os três dias contarão com diferentes atividades para o público, com shows das bandas Apple, Gramofônica e Rock and Beer, entre outros.
Integrado ao evento haverá o setor de memorabília, local onde serão vendidos materiais personalizados de veículos antigos. A área disponível para exposição será de 3.600 metros quadrados.
Ainda não se sabe quantos expositores participarão, mas na última edição foram mais de 600. Todas as categorias de veículos antigos com mais de 30 anos de fabricação, nacionais e importados, com restrição aos veículos considerados clássicos.