A Câmara de Vereadores de Teutônia entregou na terça-feira (5/4), um título de cidadã teutoniense. A agraciada foi a procuradora federal Eunice Maria Ludwig Chedid. Eunice é nascida em Salvador do Sul, mas viveu dos 6 aos 17 anos em Teutônia, e após mudou-se para Porto Alegre para estudar. Sua família ainda vive no município.
Como procuradora, Eunice atua diretamente com as políticas públicas, com ações que garantam que elas cheguem até as pessoas as quais são destinadas. Ela se destacou com a atuação na autarquia do INSS, tendo aplicado diversos projetos e métodos, alguns, inclusive, premiados.
A homenagem foi uma proposta da vereadora Neide Schwarz (PDT), encaminhada em dezembro do ano passado, e aprovada por todos os vereadores. Neide considera que com seu conhecimento e por acreditar em políticas públicas, Eunice “fez a diferença na vida de teutonienses, gaúchos e brasileiros”. Outros vereadores que utilizaram a tribuna também parabenizaram a procuradora e avaliaram ser uma justa homenagem.
Eunice também usou a tribuna para se pronunciar. Agradeceu à Câmara pela homenagem, e também à sua família por todo o apoio. Relembrou a sua trajetória em Teutônia, salientando a importância das experiências no município para sua formação e para que chegasse onde chegou. Por isso, se disse muito feliz em receber o título. Enalteceu o espírito comunitário e cooperativista da cidade, fatores que, segundo ela, foram os que mais pesaram na sua formação e que ela leva com muito carinho. Salientou que mesmo tendo saído de Teutônia há 30 anos, a cidade ainda vive nela, e sempre que possível volta para visitar.
A entrega do título também contou com a presença do prefeito Celso Aloísio Forneck, que foi professor de Eunice quando ela estudava no Ieceg, no Bairro Canabarro. Ele relembrou a trajetória e dedicação da homenageada na época de escola, e também parabenizou pela homenagem.
Outros temas
Outros temas foram trazidos pelos vereadores à tribuna. Vitor Krabbe (PDT) comentou sobre os diversos eventos que tem ocorrido em Teutônia, trazendo uma lista das últimas programações realizadas. “Importante porque queremos tornar Teutônia uma cidade de turismo de eventos”, considera.
Ele destacou a visita do cônsul alemão à cidade, contando que o oficial se surpreendeu com a manutenção da cultura e da língua alemã no município. Desta forma, comentou também sobre a Semana da Língua Alemã, que ocorrerá no Colégio Teutônia a partir do dia 13 de abril. Na opinião dele, ação importante para a preservação da cultura, idioma e dialetos germânicos.
O presidente Valdir Griebeler (PSDB) comentou sobre a visita da comitiva teutoniense ao Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, para pleitear um entrância maior para a Comarca de Teutônia. Ele foi um dos integrantes. “Acredito que com a união das lideranças, devemos ter êxito nesse pleito”, aponta.
Márcio Vogel (MDB), Cleudori Paniz (PSD) e Jorge Hagemann (PDT) aproveitaram o espaço para fazer algumas solicitações e defender indicações. Entre os pedidos demandas como recuperação de vias, iluminação pública, manutenção de espaços públicos, entre outros.