Na quarta-feira passada (6/12) foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, composta por municípios majoritariamente da região baixa do Vale do Taquari, nas dependências da Cacis, em Estrela. Participaram da conferência os municípios de Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Imigrante, Marques de Souza, Muçum, Paverama, Poço das Antas, Roca Sales e Westfália.
Na oportunidade, o evento foi apresentado pela diretora de Cultura de Estrela, Sandra Ahlert, dando as boas-vindas aos presentes e indicando como seria a dinâmica. Os trabalhos se sucederam com o grupo de participantes discutindo cada um dos seis eixos temáticos apresentados pelo Ministério da Cultura e que serão os norteadores das Conferências do Estado e Nacional de Cultura.
Os seis eixos são:
Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais
Foram eleitas pelo menos duas propostas em cada eixo, que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Cultura. Como delegados, foram eleitos Fabrício Kortz, Fredi Camargo e Sandra Ahlert, que participarão, em janeiro, da etapa estadual.
A Conferência Intermunicipal é uma exigência do MinC para que os municípios estejam inseridos no Sistema Nacional de Cultura e possam participar de editais, convênios e conquista de recursos para aplicação de políticas públicas na área.