Em Assembleia Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (22/4), associados da Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado, mantenedora do Hospital Bruno Born, elegeram o neurocirurgião Marcos Rogério de Castro Frank seu novo presidente. O médico assume o posto no lugar do engenheiro João Batista Gravina, que respondia pela presidência desde 2016. Frank, até então, atuava como vice-presidente da instituição.
Durante os anos de presidência, Gravina contribuiu para colocar o Hospital Bruno Born (HBB) entre os melhores do Rio Grande do Sul. Há alguns anos, o HBB passou a figurar na lista dos mais destacados do país, ocupando, em 2023, a 79ª colocação no Brasil. Como em qualquer entidade do gênero, diretores e presidência são voluntários, e dedicam seu tempo particular para o exercício da cidadania.
Frank
O novo presidente vive em Lajeado desde 1996, quando chegou à cidade para atuar como neurocirurgião e desenvolver a microcirurgia vascular intracraniana. Em 2002, passou a lecionar na Univates e, em 2010, passou a integrar a diretoria do HBB. “Agora, 14 anos depois, recebo a oportunidade e a responsabilidade de assumir o cargo maior da instituição, com a missão de manter a trajetória ascendente do HBB”, avalia o médico.
Ele também destaca: “É preciso que se diga que o trabalho do presidente não se torna tão pesado, pois a diretoria funciona de forma totalmente horizontal com relação às decisões, e os egos foram substituídos pela força das ideias. Trabalhamos por consenso e seguiremos trabalhando assim. Temos importantes entregas para fazer como a nova unidade de cardiologia e o novo Centro Obstétrico, e o compromisso de tornar menos dolorosa a partida de um ente querido com a criação e implantação da unidade de cuidados paliativos.”
Entre os objetivos da presidência e da diretoria que assume estão a ampliação da Oncologia, o aumento do número de consultórios médicos dentro da instituição e a incorporação de novas tecnologias como a cirurgia robótica e o Pet-CT, que revolucionará o tratamento do câncer e das doenças neurológicas degenerativas.
Frank também aponta a expectativa para a implantação da governança clínica, que equiparará o HBB aos melhores hospitais do mundo em segurança e experiência do paciente. “O hospital está com os motores ligados e com o GPS alinhado com o crescimento que esperamos para os próximos anos. Temos a confiança e apoio dos três níveis de governo e da população, a quem prometemos não decepcionar”, diz.
Nova diretoria do Hospital Bruno Born
Presidente: Marcos Rogério de Castro Frank
Vice-presidente: Ângelo Arruda
Primeiro secretário: Ney José Lazzari
Segundo secretário: Gustavo Born
Primeiro tesoureiro: Jorge Eugênio Friedrich
Segundo tesoureiro: Claudir José Dullius
Conselho Fiscal:
Membros efetivos:
Valmor Arsildo Kappler,
João Batista Gravina,
Silvino Huppes
Membros suplentes:
Fabiano Ritter,
Oto Roberto Moerschbaecher
Ernany Vicente Bender Junior