Que a música vai além da arte, já é sabido. A música emociona, traz cores ao cotidiano e, neste momento, também auxilia na reconstrução de vidas. No caso, a construção de lares. Os músicos da Banda Rosa ‘s são um exemplo disso. Empenhados em realizar algo pela cidade de Estrela, o grupo mergulhou em um projeto para angariar recursos para a construção de residências. Essa era a meta inicial da Vakinha On-line – O Recomeço. A ideia deu tão certo que, em menos de uma semana, os integrantes da banda e a cidade de Estrela podem contar um uma residência.
A cidade teve quase 50% do seu território atingido gravemente pelas cheias de maio. São famílias que perderam tudo, além da referência do que é um lugar seguro. O vocalista e produtor da Banda Rosa’s, Nando Rosa, detalha que os recursos estaduais dão conta da construção de 40 moradias. A iniciativa privada também abraçou a ideia. Porém, mesmo com essas construções, resta ainda a construção de outros 400 novos lares a serem erguidos para abrigar as famílias. Muito ainda há de ser feito.
“Quando nos reunimos na semana passada, para voltar às atividades, nos sentimos na obrigação de fazer algo pela nossa cidade. Sempre levávamos a bandeira de Estrela para todas as apresentações”, destaca Nando.
A iniciativa tem como meta conseguir R$ 100 mil para construir uma casa. Entretanto, o montante arrecadado até o fechamento desta matéria era de pouco mais de mil reais.
Mas, no meio de todo esse barro, as rosas ainda irão brotar. Com a colaboração de um grupo de empresários de Xanxerê/SC, que também são amigos da banda, a primeira moradia do projeto “O Recomeço” está garantida. O anúncio foi feito por este grupo em meio ao show de retorno da banda no sábado (25/5), na cidade catarinense.
A casa é pré-moldada em madeira e de construção econômica e rápida. Além disso, já vem mobiliada, a partir da iniciativa de empresários de Salvador do Sul. “Ainda restam 399 casas, a luta é grande”, diz o cantor.
A ferramenta de trabalho é a música, e através dela os integrantes da Banda Rosa’s pretendem divulgar a causa nacionalmente. No perfil do Instagram @banda.rosas é possível conferir os detalhes dos bastidores desse recomeço proposto pelos músicos às vidas dos estrelenses. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code na matéria e contribua com o projeto.