Caravana de Direitos na Reconstrução encerra trabalhos hoje em Estrela

707
Os atendimentos são gratuitos e ocorrem das 9h às 17h sem fechar ao meio-dia / Crédito: Divulgação

A Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul, organizada pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Advocacia-Geral da União (AGU), encerra suas atividades em Estrela nessa sexta-feira (4/10). A iniciativa oferece assistência jurídica gratuita à população afetada pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado. O grupo chegou à cidade na segunda-feira (30/9) e, desde então, realizou mais de 100 atendimentos — 78 iniciais e 38 continuados.

Em Estrela, o serviço gratuito ocorre na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua João Aldino Keller, nº 27, no Bairro Indústrias. Além de informações, a ação oferece acesso a programas sociais e suporte para a recuperação de documentos. No local, os atingidos recebem orientação sobre benefícios, auxílio para cadastro, acesso e uso de plataformas digitais como gov.br e CadÚnico, além de atendimento personalizado para resolver questões jurídicas de cada cidadão. Também é disponibilizada a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Segundo a organização, a principal demanda das caravanas tem sido o Auxílio Reconstrução. Em Estrela, também surgiram questões habitacionais relacionadas à Caixa Econômica Federal. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, sem interrupção ao meio-dia. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, e os cidadãos devem trazer documentos como RG, CPF, comprovante de residência e documentos relacionados a benefícios já solicitados.

Moradores de Capitão, Travesseiro, Colinas, Imigrante e São Valentim do Sul também estão sendo atendidos em Estrela. A ação já passou pela cidade de 24 a 26 de julho.

Próximas localidades

Arroio do Meio será atendido novamente nos dias 14 e 15 de outubro, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Dr. João Carlos Machado, nº 1.000. Em Lajeado, a ação ocorrerá na próxima semana, no Ginásio Nelson Brancher – o Claudião.

Cruzeiro do Sul foi atendido na mesma semana que Estrela, nos dias 22 e 23 de julho, e foi avaliado que não havia necessidade de retorno.

- publicidade -