“Agora é o governo da Gláucia”, diz prefeita eleita em Lajeado

Gláucia Schumacher será a nova prefeita de Lajeado. Ela assume a liderança do Executivo após 8 anos como vice de Marcelo Caumo. A vitória foi obtida com 47,12% dos votos válidos e, segundo Gláucia, é um reconhecimento do trabalho realizado nas gestões atual e anterior. “Agora, começamos uma nova etapa”, diz.

Guilherme Cé será o vice. O empresário já foi secretário da Fazenda do governo de Caumo, mas, para ele, a campanha foi algo novo. “Nunca fui candidato ou pedi votos. É um aprendizado que amadurece qualquer um”, conta.

Quanto à continuidade do governo, eles ressaltam que a pandemia e as cheias mudaram a cidade e apresentaram novos desafios. “Os momentos difíceis foram importantes para mostrar que as escolhas feitas lá atrás foram corretas”, diz Cé, citando a redução de secretarias, o enxugar da máquina pública e uma gestão com responsabilidade fiscal.

“Foi o superavit em 2020 que tornou possível comprarmos respiradores, salvando vidas do Vale inteiro. Nas enchentes, o equilíbrio orçamentário possibilitou o enfrentamento daqueles momentos de forma mais célere e está possibilitando uma retomada”, declara.

Novo governo

A transição de governo deve ser tranquila. Gláucia e Caumo escolheram dois servidores cada. Quanto ao secretariado, ainda há conversas, mas os eleitos afirmam que haverá mudanças no secretariado. “Até por ser um novo governo; não é mais o governo do Marcelo Caumo, agora iniciamos o governo da Gláucia”, sinaliza a prefeita. As mudanças devem ser anunciadas em novembro. No Legislativo, eles terão nove vereadores na base aliada, de um total de 15.

Passada essa etapa, o papel é avançar no que deu certo e corrigir o que não andou. Um dos focos será os novos desafios de mobilidade, bem como olhar mais atento aos bairros em crescimento. A dupla identificou três eixos de atuação. Um é a reconstrução e prevenção às cheias. Outro é a mobilidade e infraestrutura, com novos e antigos gargalos. O último eixo é a zeladoria urbana. Também darão atenção a espaços de lazer nos 28 bairros.

Gláucia acredita que as mulheres – ela e Carine Schwingel, eleita prefeita de Estrela – poderão construir novas pontes, em todos os sentidos. Esse tema não pode mais ser abandonado e, inclusive, deve ser prioridade no seu plano de governo.

Sobre a BR-386, cita a contratação de estudo no governo atual para analisar possibilidades da nova ponte. “Precisamos pensar menos no lugar e pensar em fazer acontecer. Quando tivermos os resultados do estudo, partimos para a ação”, afirma.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

“Nunca deveria ter saído do PDT”, diz Enio Bacci

Nascido em Lajeado em 1958, Enio Egon Bergmann Bacci atua de forma efetiva na política desde 1989, quando ingressou no Legislativo pela primeira vez....

Executivo teutoniense propõe campanha para premiar consumidores e aquecer economia local

A Prefeitura de Teutônia enviou para a apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 59, que institui a campanha municipal “A...

Sicredi Ouro Branco debate diversificação de culturas, sucessão familiar, clima e profissionalização do setor rural

A Sicredi Ouro Branco RS/MG realizou a primeira edição do Expo Fórum Agro no sábado (13/6). O evento integra a programação dos 45 anos...

Líderes regionais conhecem projeto Condomínio Aeronáutico dos Imigrantes

A Construtora Diamond apresentou o Condomínio Aeronáutico Imigrantes aos municípios do Vale do Taquari. O evento ocorreu na noite desta terça-feira (16/6) no auditório...