A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Sul (FICCO/RS) deflagrou, na manhã desta terça-feira (25/11), a Operação Coringa, voltada ao enfrentamento do tráfico de drogas no Vale dos Sinos.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Os materiais apreendidos serão analisados, e os elementos de prova coletados auxiliarão na sequência das investigações e na responsabilização penal dos envolvidos.
A ofensiva é um desdobramento de uma investigação iniciada após a prisão em flagrante de um casal em Novo Hamburgo, em março de 2025, pelo crime de tráfico de drogas. Na ocasião, os suspeitos foram detidos transportando cocaína.
Durante as apurações, foram identificadas conexões do jovem preso naquele flagrante, que atuava como entregador para membros de uma organização criminosa com atuação no Vale dos Sinos.
A FICCO/RS é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal do RS (SUSEPE). A força-tarefa integra o Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na repressão qualificada a organizações criminosas e na redução da violência.


