Relatos marcantes foram contados pelos 15 usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) de Lajeado, durante o encerramento e a entrega dos certificados de conclusão do curso que realizaram no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento aconteceu na sexta-feira,
(14/12), na unidade móvel de gastronomia da instituição, e contou com a presença do titular da Sthas, Lorival dos Santos Silveira, do gerente de operações do SENAI, Jerry Hibner, do coordenador de educação do SENAI, Marcelo Schedler e das coordenadoras dos CRAS do bairro Centro, Fátima Luciane Machado e do bairro Planalto, Kelly Oliveira da Silveira.
Uma parceria entre a secretaria e o SENAI, oportunizou que 15 usuários do CRAS – Espaço de Todos Nós, CRAS – Espaço de Cidadania, e CREAS realizassem o Curso de Padeiro e Confeiteiro com o objetivo de preparar o grupo para o mercado de trabalho. Ministrado pelo professor de gastronomia da instituição, Paulo Ricardo da Silva, o curso contou com 80 horas e acontecia de segunda a sexta-feira, desde o dia 19 de novembro. Durante este período, os participantes aprenderam a preparar diversas receitas, que variavam de pães dos mais diversos tipos a doces convencionais, tortas e coberturas.
“Estamos sempre buscando parcerias com as instituições para oferecer aos nossos usuários cursos profissionalizantes para que eles possam aprender, obter novas experiências e entrar no mercado de trabalho”, disse Lorival.
Emocionados, os participantes relataram as suas experiências durante a cerimônia, e agradeceram pela oportunidade de realizar o curso.
A aluna Odete Severo, 49 anos, conta que com o conhecimento adquirido durante as aulas conseguiu uma oportunidade de trabalho em uma padaria. “O curso foi muito útil. Assim que recebi o certificado de conclusão, já comecei a trabalhar e estou muito feliz”, contou.
Segundo a coordenadora do CRAS Planalto, Kelly Oliveira da Silveira, a previsão para 2019 é realizar novos cursos com prioridade para famílias acompanhadas pelos CRAS, CREAS e beneficiárias do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família.