CIC VT empossa diretoria executiva para ampliar atuação

961
Nova diretoria executiva da CIC VT / Crédito: Simone Wobeto / Divulgação

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) implantou, na semana passada, a diretoria executiva. A intenção é dar suporte ao atual time. Conforme a entidade, a instalação inaugura uma nova fase na história da CIC VT. A cerimônia de posse dos novos diretores foi na noite de quinta-feira (7/10), no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

O novo grupo de diretores é formado por pessoas vinculadas às associações comerciais filiadas à CIC VT. Foram escolhidos pela competência, trabalho e dedicação de cada uma nas ACI/CDL/CIC locais.

De acordo com o consultor de Gestão de Negócios, Eduardo Bockel, os novos diretores vão executar os 25 projetos apontados no planejamento estratégico. Destaca que s entidade quer ser a protagonista do movimento associativo e a diretoria executiva visa também o desenvolvimento de líderes para as próprias associações municipais.

Para o presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, a criação da diretoria executiva marca um passo importante no reposicionamento da entidade diante das demandas, somando os esforços ao trabalho da atual diretoria.

Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas

Depois de uma intensa mobilização regional, o Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari ganha estruturação. A reunião, que selou essa longa caminhada, serviu para implantar o APL na região. Os Arranjos Produtivos Locais são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que mantém vínculos de articulação, interação, aprendizagem e cooperação entre si.

A iniciativa da CIC VT, com apoio do Sebrae e das associações comerciais dos municípios, visa potencializar as empresas da região, com o objetivo de aumentar a produção, e dessa forma, fomentar a economia ao gerar emprego e renda.

No encontro ficou definido que a CIC VT vai ser a entidade gestora do APL. A empresária Aline Eggers Bagatini ficará à frente do Conselho de Associados e Colaboradores, formado ainda por instituições de ensino, representantes da Federasul, FIERGS, Univates, associados e os indicados pelas principais associações comerciais da região.

A administradora Leonita dos Santos Boufet vai ocupar o cargo de vice coordenadora. Inicialmente, 25 empresas de pequeno, médio e grande portes aderiram ao projeto. No evento realizado nesta quarta-feira (13/10), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado, (Acil) os empresários aprovaram o regimento interno que define objetivos, atuação, direitos e obrigações dos associados. O Sebrae vai apoiar o APL por um período de dois anos para ajudar na estruturação, no plano de ações e o estudo da cadeira produtiva de alimentos na região.

De acordo com o Sebrae, a região dos vales tem 1.222 indústrias de alimentos e bebidas. A maior concentração está localizada nas cidades de Lajeado, Arroio do Meio, Teutônia e Estrela. O setor emprega mais de 16.600 pessoas, com destaque para os frigoríficos de suínos e aves. O estudo revelou ainda que a maior parte das empresas têm como atividade principal a fabricação de produtos de padaria e confeitaria, número que ultrapassa 30% do total de empresas registradas na região.

Diretoria Executiva CIC VT 2021-2022

Diretor de Indústria

Aline Eggers Bagatini – Acil Lajeado

Anderson Capitanio – ACIE Encantado

Diretor Comércio e Serviços

Ricardo Luís Diedrich- CDL Lajeado

Renato Luiz de Vargas – CIC Roca Sales

Paulo Luciano dos Santos– ACIAB

Diretor de Infraestrutura e Logística

Adelar Steffler – Acisam

Julio Cesar Salecker– CIC Teutônia

Diretor do Agronegócio

Eloí Machado dos Santos – ACIE

Márcio Mügge – Cacis Estrela

Diretor de Inovação e Tecnologia

Raquel Maria Camera Schwambach- Acisam Arroio do Meio

Tânia Beatriz Graff- Acil Lajeado

Diretor Relação com o Associado e Desenv. Associativo

Tania Maria Schardong- CIC Teutônia

Claus Humberto Wallauer- Cacis Estrela

- publicidade -