Atletas comemoram anúncio da recuperação da Ladeira Mãe

Atletas de Downhill pediam, há muitos anos, o recapeamento asfáltico da ladeira de Linha Harmonia, uma das mais famosas e mais rápidas do mundo

2037
Ladeira é uma das mais reconhecidas entre os atletas de downhill no mundo todo / Crédito da foto: Paloma Griesang

Uma obra muito aguardada deve sair do papel no próximo ano em Teutônia: o recapeamento da estrada de Linha Harmonia, também conhecida como Ladeira Mãe, utilizada mundialmente para prática de Skate Downhill, e que também serve como acesso ao ponto turístico Lagoa da Harmonia. O trajeto que interliga Teutônia com o município de Colinas também receberá pavimentação asfáltica, o que totaliza uma obra com extensão de 2.756 metros. (Saiba Mais)

A obra será possível por meio de recursos do Programa Pavimenta RS. O total que será encaminhado a Teutônia é de R$ 1.293.737,18. O recapeamento da ladeira é uma obra aguardada há anos pelos atletas que praticam downhill no local. A Ladeira Mãe é considerada a mais rápida do mundo a receber competições, já tendo sido palco de quebra de recorde mundial, atingindo a velocidade de 120km/h na descida. Porém, o asfalto danificado prejudica a prática do esporte e era um risco aos atletas.

O atleta teutoniense Dida Arendt reforça que são quase 15 anos de aguardo por uma solução, assim, o anúncio é o maior presente que poderiam receber. “Acredito que vai voltar a ter aqueles grandes eventos, com muitas pessoas, porque agora vai ser mais fácil a prática do esporte ali”, avalia.

Ele acredita que isso vai atrair os atletas e visitantes de fora. “As pessoas de fora não vinham porque tinha o asfalto velho, acho que agora vão voltar a vir”, opina.

Com o anúncio da obra, a prefeitura confirmou a realização do Campeonato Mundial em 2022. Dida avalia que será algo épico, o primeiro no asfalto novo. “Não tenho palavras para descrever a nossa alegria. Pois é muito importante para nós atletas esse recapeamento”, afirma. Ele salienta que será algo bom também para a cidade, pois vai atrair turistas. “Vai girar a economia da cidade”, pontua.

O atleta agradece e parabeniza a administração municipal, incluindo o secretário Luias Wermann, o subsecretário Pablo Chrestani, o prefeito Celso Forneck e a vice-prefeita Aline Röhrig Kohl por terem buscado o recurso para possibilitar a obra. “Obrigado por terem conseguido essa façanha. Já 15 anos que as administrações prometiam e não conseguiam, então é uma coisa que tem que ser salientada. Vai ficar marcado para sempre”, pontua.

O atleta Carlos Guto Paixão, que atingiu os 120km/h na ladeira, celebrou o anúncio da obra em sua conta no Instagram. Ele salientou a dificuldade que foi atingir a marca com o asfalto tão deteriorado, e falou sobre a expectativa para 2022. “Vamos ter o campeonato e algo que nunca foi feito no Brasil, um evento de TOP Speed”, escreveu. E ainda comemorou: “tudo perfeito, tudo se encaixando, Deus é bom com nós o tempo todo”.

Estado de conservação da ladeira era precário, atrapalhava a prática esportiva e oferecia risco aos atletas / Crédito da foto: Paloma Griesang

Trabalhando no silêncio

O prefeito de Teutônia, Celso Forneck, salienta que o trabalho do Município para obter os recursos foi feito no silêncio, para que não tivesse nenhuma interferência política. Ele explica que o programa do Governo do Estado foi aberto em julho, quando a administração inscreveu o projeto.

O prefeito explica que os dois grandes focos do governo estadual eram o turismo e interligar todos os municípios com asfalto. “Então, quem apresentasse um projeto que atendesse esses dois princípios teria 35 pontos”, conta.

Assim, o projeto, que asfalta a estrada que interliga Teutônia a Colinas e a ladeira que atrai turistas, casou as duas ideias. “Tenho que louvar muito nossa equipe de engenheiros que fez um trabalho espetacular”, destaca. Ele salienta também o trabalho da equipe de projetos no encaminhamento, e a supervisão do subsecretário Pablo que acompanhou o andamento da pauta.

O prefeito agradece também ao deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB) que soube da demanda, e ajudou a melhorar o projeto, além de acompanhar visitas. Presta agradecimento também ao secretário de Articulação e Apoio aos Municípios Luiz Carlos Busato.

- publicidade -