Saúde de Estrela orienta sobre vacinas do Sarampo e Meningite C

Pasta municipal busca acalmar população e trazer informações a respeito das imunizações

918
Vacinação contra o Sarampo busca inicialmente a tradicional imunização das crianças

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela realizou, na manhã desta terça-feira (10/07), reunião para definir ações referentes à vacinação contra o Sarampo, cuja busca da população se intensificou nos últimos dias visto a ocorrência dos primeiros casos no Estado – nenhum no Vale do Taquari – e o surto da doença no Norte do País. O encontro com o secretário Elmar Schneider também debateu as orientações a serem passadas aos pais de crianças de 3 e 5 meses de vida, público alvo da vacinação contra a Meningite C, mas cujas doses cedidas pelo Ministério da Saúde (MS) estão em falta e nova remessa só deve ocorrer no próximo mês.

Além do secretário, participaram do encontro membros a equipe da Vigilância Epidemiológica do município. A coordenadora do setor, a enfermeira Carmen Hentschke ressalta que a vacinação contra o sarampo segue voltada a crianças menores de dois anos, pois quem já fez a vacina alguma vez está protegido. “No momento não está ocorrendo nenhuma campanha nacional, somente a tradicional imunização de quem ainda não foi vacinado, no caso crianças menores de dois anos. E neste sentido as pessoas não precisam se preocupar”, relata. “A vacinação é realizada apenas duas vezes na vida, sendo que a primeira dose é feita com 12 meses, através da vacina Tríplice Viral, e a segunda com 15 meses, com a vacina Tetraviral. Por isso é bem provável que todos os adulto já a tenham feito, ainda mais que campanhas nacionais objetivando isso ocorreram anos atrás”, detalha. Em 2002 houve a vacinação das mulheres até 40 anos e em 2008 de mulheres e homens até 40 anos com a vacina dupla viral que protege contra o Sarampo e Rubéola. Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 3981-1118 e 3981-1136, diretos com o setor responsável.

Campanha Nacional

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo está prevista para ocorrer de 6 a 31 de agosto. O público-alvo serão as crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. Mas ainda não há maiores orientações técnicas por parte do Ministério da Saúde quanto a campanha contra o Sarampo que já foi considerada “doença comum na infância” décadas passadas antes de ser eliminada do Brasil em meados dos anos 1990. “Talvez as orientações em outros Estados, onde os casos da doença estão mais intensos, seja outra. Mas não é o que ocorre ainda no Rio Grande do Sul. Claro que não vamos deixar de vacinar algum adulto que não tenha a imunização. O que pedimos é que se consulte e traga sua carteira de vacinação para termos este controle, já que de momento não há doses para todos”, frisa a enfermeira.

Meningite C

A Secretaria da Saúde informa ainda que estão em falta as unidades da vacina contra a Meningite C. As doses, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde, não vieram no último mês e a previsão de nova remessa é somente depois do dia 10 de agosto. Devem tomar a vacina crianças de 3 e 5 meses de vida, quando são aplicadas as doses. A orientação aos pais é que, para evitar a ida desnecessária das pessoas até os postos de saúde, dentro do possível liguem antes para saber quanto à disponibilidade das doses, o que podem ser feitos pelos mesmos telefones.

Nos dois casos, o secretário Schneider destaca que as equipes da pasta têm feito o possível para atender a demanda e deixar a população bem informada. “Estamos realizando reuniões semanais para, dentro das possibilidades, atender a todos. Claro que a falta de vacina ou a disponibilização delas para apenas uma parcela da população não é a melhor notícia, mas é preciso ressaltar que somos apenas quem faz a triagem e as aplica, já que estas são cedidas pelo Ministério da Saúde”, frisa. “Neste sentido só queremos é evitar pânico, tumulto, e que pessoas façam uma ida desnecessária até os postos de saúde. Em caso de novidades, todos serão informados.”

- publicidade -