Vacinação contra poliomielite e sarampo tem definições em Estrela

Campanha nacional se estenderá de 6 a 31 de agosto e tem local e horário definidos em Estrela

856
Vacinação contra a poliomielite e o sarampo busca inicialmente a tradicional imunização das crianças

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela recebeu do Ministério da Saúde as normas técnicas para a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil), que se estenderá de 6 a 31 de agosto. Apesar de nacional, tem diferentes especificações para as regiões do país. O público-alvo são crianças entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de 5 anos, e a meta nacional estipulada é de 95% de cobertura. Em Estrela, a vacinação ocorrerá sempre na Unidade Básica de Saúde Central (Rua Coronel Brito, 1058), de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Dia D está agendado para 18 de agosto (sábado), das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A vacinação será feita indiscriminadamente dentro da faixa etária prioritária. Para atender a esse público, que é mais suscetível às doenças e suas complicações, foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados do país já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral.

A coordenadora do setor, a enfermeira Carmen Hentschke, explica. “A imunização de rotina para o sarampo é feita da seguinte maneira: a primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida, com a vacina Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda, aos 15 meses, com a Tetraviral (que protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela).” Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, principalmente através da chegada de imigrantes, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo. “Agora elas recebem uma dose extra de vacina da poliomielite e do sarampo. São obrigatórias e deverão ser aplicadas em todas as crianças acima de 1 ano até o limite de 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida”, ressalta.

Os agentes da secretaria ressaltam a importância dos pais levarem as Carteiras de Vacinação dos filhos, para que o registro seja feito e o controle siga a rotina. A vacinação dos adultos seguirá a regra das últimas semanas, onde só serão imunizados aqueles que, através da carteira, comprovarem não terem sido vacinados. “Além da rotina de vacinação ocorreram campanhas nacionais anos atrás. É difícil que algum adulto não tenha ainda sido vacinado”, avalia. Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 3981-1118 e 3981-1136, direto com o setor responsável.

- publicidade -