Estrela atinge 105% do público-alvo da vacinação

Movimento foi intenso na sexta-feira, e na segunda, mesmo após o fim do prazo oficial, crianças foram vacinadas

743
Vacinação alcançou números acima dos esperados no município

Chegou ao fim na sexta-feira (31/08) o primeiro prazo oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil), iniciada no dia 6 de agosto. Mas em 12 Estados onde a meta não foi alcançada, incluindo o Rio Grande do Sul, a vacinação foi prorrogada até o dia 14 pelo Ministério da Saúde (MS), mais especificamente nos municípios que não atingiram os índices. Não é o caso de Estrela, que alcançou 105% do público-alvo. Apesar de não estender a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela irá avaliar possíveis casos isolados.

Estrela tinha como meta própria vacinar 1.442 crianças do público-alvo definido pelo MS (entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de 5 anos). O número faria com que o município não apenas superasse os 95% estipulados como meta nacional, mas sim ultrapassasse os 100%. Meta alcançada ainda na quinta-feira. Contudo, o movimento na Unidade Básica de Saúde Central (Rua Coronel Brito, 1.058) foi intenso sexta-feira e mais de 90 crianças receberam a imunização no dia. Na segunda-feira (03/09) apareceram mais pais com crianças no posto, mas em procura bem inferior. Até as primeiras horas desta terça-feira não havia registros. Ao todo foram imunizadas 1.525 crianças, 105% do público-alvo. A coordenadora do setor, a enfermeira Carmen Hentschke, faz agradecimento à população. “Muito obrigado aos pais, familiares e a todos aqueles que se empenharam em compreender e divulgar a importância destas vacinas.”

Conforme a coordenadora, o serviço não foi negado mesmo após o fim da campanha por diversos motivos. “São enviadas doses extras visando esta procura maior inesperada, pois não há como saber se vamos atender crianças de outras cidades, que estão em viagem ou mesmo que não foram registradas. Não iremos estender a vacinação, mas poderemos fazer alguma avaliação pontual”, diz. “É preciso ter o cuidado para que não se desperdice estas doses, pois um frasco, que pode imunizar muitas pessoas, estraga em até oito horas após aberto”, detalha. Os agentes da secretaria ressaltam sempre a importância dos pais levarem as Carteiras de Vacinação dos filhos, para que o registro seja feito e o controle siga a rotina.

- publicidade -