Mais de 99% das crianças estão vacinadas contra pólio e sarampo em Garibaldi

726
Crédito da foto: Valéria Loch/Divulgação

Encerrou no sábado, dia 1º de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Ao longo do mês de agosto, 1.336 crianças de 1 ano a menores de 5 foram imunizadas contra a pólio e 1.325 contra o sarampo, alcançando 99,18% da cobertura da faixa etária em Garibaldi.

Na manhã do sábado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central esteve aberta para a aplicação das vacinas para alcançara a meta, recebendo 27 crianças.

A secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes, comenta que a meta foi alcançada com os chamados reforçados da campanha. “Precisamos contar mais com o compromisso e a responsabilidade dos pais. Dependemos da sua consciência para que essas doenças não voltem a circular, não podemos relaxar”, destaca Simone.

Quem tem dúvidas sobre a manutenção das vacinas e a atualização da carteirinha de vacinação, em todas as faixas etárias, pode entrar em contato com a UBS Central, pelo telefone (54) 3462-8138.

Saiba mais

Sem casos no Brasil desde 2016, surtos de sarampo têm sido registrado nos últimos meses em alguns estados brasileiros, vindos da Venezuela, colocando em risco a certificação de eliminação do vírus do país. A doença é infecciosa e grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos.

Já a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, pode gerar sequelas motoras e não tem cura. Não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil há quase 30 anos, mas é fundamental reforçar a cobertura vacinal para prevenir o seu retorno.

- publicidade -