Temporal causa estragos na região

4332
Em Nova Bréscia o temporal derrubou muitas árvores

Um forte temporal atingiu algumas cidades do Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira (12/02), por volta das 18h30min. Em alguns municípios do Vale do Taquari, a tempestade causou estragos. Em Marques de Souza, uma escola foi destelhada. Assim, o início do ano letivo foi adiado, ainda sem data definida.

Já em Nova Bréscia, muitas casas tiveram danos nos telhados, e muitas árvores foram derrubadas. A comunidade mais atingida é Linha Estefânia, onde casas e galpões foram destelhados. Um aviário ficou completamente destruído. A queda de inúmeras árvores causou o fechamento de estradas. A sede de uma associação esportiva também sofreu danos estruturais. Além da comunidade, diversos pontos da cidade também sofrem com a falta de energia elétrica. Os registros também mostram que a força do vento destruiu plantações.

Outra cidade que também foi atingida foi Maratá. A sede do Esperança foi fortemente atingida, tendo parte de sua estrutura derrubada.

Temporal afeta a rede elétrica

O temporal também atingiu a rede elétrica. Diversos municípios foram afetados. Na área de cobertura da Certel foram 18 mil associados que tiveram problemas em sua rede. Confira a nota da cooperativa:

“A Certel comunica que, devido à instabilidade climática que atingiu parte da região ao fim da tarde de ontem, o fornecimento de energia elétrica foi afetado para cerca de 18 mil associados, nos municípios de Lajeado, Capitão, Pouso Novo, Forquetinha, Marques de Souza, Travesseiro, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Progresso, Taquara, Canudos do Vale, Salvador do Sul, Boa Vista do Sul e Teutônia. A principal causa foi a queda de árvores de grande porte que, em contato com a rede elétrica, ocasionaram o rompimento de condutores e a quebra de postes de concreto.

Os profissionais da cooperativa, entre atendentes, técnicos, engenheiros, plantonistas e turmas de construção de redes, trabalharam madrugada a dentro, em regime de revezamento, e continuam dedicados para normalizar o abastecimento que, salvo a ocorrência de novos temporais, deverá ser finalizado durante o dia de hoje. Até à meia-noite, a energia foi restabelecida para aproximadamente 17 mil associados.
Contatos emergenciais podem ser realizados pelos telefones 0800 51 6300 ou 0800 520 6300, ou pelo Aplicativo Certel Energia.

A cooperativa enfatiza que, havendo temporal, é sempre necessário muito cuidado ao lidar com a energia elétrica. Orienta também para que seus associados, por segurança, considerem as instalações energizadas. A Certel agradece pela compreensão.”

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.