Governo do Rio Grande do Sul passa a divulgar número de recuperados da Covid-19: são quase 70% dos casos

2044
Crédito: reprodução

Nesta quarta-feira (22/04), o portal oficial onde constam os dados sobre Coronavírus no Rio Grande do Sul estava com uma novidade: o número de recuperados. Conforme os dados, quase 70% dos casos confirmados de Covid-19 são considerados recuperados da doença no estado. Um caso é considerado recuperado quando deixa de apresentar sintomas em um período de 14 dias.

De acordo com a página, em consulta realizada às 18h de hoje, há 923 casos confirmados de Covid-19 no estado, 27 óbitos e um total de 101 municípios já atingidos pelo vírus. Entre os confirmados, 257 estão em recuperação (27,84%) e 639 (69,23%) estão recuperados, além dos 2,93% que vieram a óbito.

Apesar de alguns veículos e fontes oficiais usarem o termo “curados”, a Folha Popular opta por utilizar o termo “recuperados”, bem como o portal do estado, para se referir a estes casos. Isso parte da ideia de que curados remete a cura, e o Coronavírus ainda não possui cura comprovada, apenas a resposta imunológica do organismo.

Vale ressaltar que a baixa mortalidade do Coronavírus já era afirmada pelos especialistas. As medidas de contenção, isolamento e prevenção, todavia, são devido ao alto nível de contágio e a necessidade de evitar ao máximo o colapso do sistema de saúde, que deixaria a desejar em seu atendimento no caso de muitos pacientes.

Casos recuperados no Brasil e no mundo

O portal oficial de repasse de números sobre Coronavírus em nível de Brasil ainda não dispõe de informações sobre casos recuperados. Contudo, a Universidade Johns Hopkins desenvolveu um painel online em que constam informações sobre os casos em todos os países, tornando-se uma referência durante a pandemia.

Nele, pode-se conferir o número de recuperados no Brasil, em outros países e em todo o mundo. No momento, constam 707.331 casos recuperados no mundo e 24.325 no Brasil. Ainda no país, estão registrados, 45.757 casos confirmados e 2.906 óbitos, ou seja 53,16% se recuperaram no país e 6,3% vieram a óbito.

- publicidade -