Mais de 130 testes rápidos realizados pelos municípios que testaram positivo para Covid-19 devem entrar na contagem do Estado hoje

1061
Crédito: reprodução

O portal oficial do Estado, onde são notificados os casos confirmados de Covid-19, deve contabilizar nesta terça-feira (05/05) mais de 130 casos confirmados da doença em municípios por meio de testes rápidos, que aguardavam comprovação do Estado. É isso que explicou a chefe da vigilância epidemiológica da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri, em live realizada com o Governador Eduardo Leite no começo desta tarde. A discrepância entre a quantidade de casos notificados pelo Estado e pelos municípios é bastante questionada. Conforme o governador, será um aumento expressivo no número de casos hoje em função desse lançamento de casos diagnosticados por teste rápido”.

O governo do Rio Grande do Sul recebeu cerca de 130 mil testes rápidos do Ministério da Saúde, dos quais 108 mil já foram para os municípios do estado. A partir disso, os municípios devem notificar o sistema de informação estadual (e-SUS VE), seja qual for o resultado. Conforme Tani Ranieri, no começo da tarde de hoje, o sistema tinha 2.027 testagens via teste rápido já realizadas e notificadas, um total de 1,8% dos testes encaminhados aos municípios. “Mais de 1.600 dos casos foram descartados e 416 foram confirmados com anticorpos positivos”. Conforme ela, destes 416, 131 irão ser contabilizados hoje no sistema de informação.

Ainda conforme ela, a equipe está ciente dos surtos de Covid-19 em muitos lugares do Estado. “Muitos casos confirmados no surto são considerados por vínculo epidemiológico. O vínculo epidemiológico se refere a pessoas que tiveram convivência com alguém que teve caso confirmado por exame, e também apresentam sintomas, não sendo necessário o exame, bastando o diagnóstico clínico.

- publicidade -