Dos 198 casos confirmados em Lajeado pelo Estado ontem, 15 estão ativos e 183, recuperados, todos resultados de testagem em frigoríficos

788
Crédito: divulgação

O município de Lajeado recebeu os resultados da primeira etapa de testes rápidos para detecção de anticorpos da Covid-19, realizada pelos dois frigoríficos do município. Na BRF, 19,05% dos testados tiveram resultado positivo, e na Minuano, 67,21% testaram positivo. Ao todo, 501 novos casos foram confirmados a partir da ação, e todos foram informados ao sistema de notificação da Secretaria Estadual da Saúde. Alguns já foram contabilizados na contagem oficial do Estado, fazendo com que Lajeado pulasse, desde a noite desta quinta-feira (22/05), do terceiro para segundo lugar no Estado entre os municípios com maior quantidade de casos confirmados.

A Vigilância Epidemiológica de Lajeado, que integra a Secretaria Municipal da Saúde, concluiu nesta quarta-feira (20/05) a análise. A assessoria de Lajeado informou que quando esses testes finalmente entram na contagem Estadual, geralmente estão todos com status de recuperados, uma vez que ele detecta anticorpos. Com isso, aumenta-se o número de casos confirmados e, também, de recuperados. Ontem, foram 198 novos casos notificados (entre os confirmados anteriormente no sistema, um estava duplicado e foi removido da contagem, portanto a diferença é de 197 nos números). Entre estes, 183 se encontravam recuperados, permanecendo apenas 15 ativos.

Os testes rápidos são considerados para efeitos de confirmação, mas não são considerados para efeitos de avaliação das bandeiras do Sistema de Distanciamento Controlado do RS. Isso ocorre porque, como os testes rápidos precisam ser realizados a partir do 10º dia da infecção, em geral a grande maioria das pessoas já se encontra recuperada da doença quando o teste dá positivo.

Na BRF, foram realizados 1.553 testes entre os dias 11 e 12 de maio. Deste total, 296 (19%) casos deram positivo para anticorpos da Covid-19. Dos 1.553 testes, 1.120 eram de moradores de Lajeado, dos quais 195 (ou 17,41%) deram positivo. Na Minuano, foram realizados 305 testes nos dias 16, 17 e 18 de maio. Deste total, 205 deram positivo, o equivalente a 67%. Dos 305 testes, 206 eram moradores de Lajeado, dos quais 171 deram positivo (ou 83%).

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, os resultados dos testes rápidos são importantes “para avaliar o estágio do surto dentro de cada empresa e aumentar os cuidados para evitar novas contaminações. Ao mesmo tempo, também se pode verificar que, em uma das empresas, já há um grande percentual de funcionários que tiveram contato com a doença e teriam desenvolvido imunidade, o que reduziria a probabilidade de novos surtos em grande escala”.

Na medida em que as empresas seguirem testando suas equipes para atender aos acordos feitos com o Ministério Público e homologados pela Justiça, e os novos resultados forem sendo apurados, serão informados às áreas de saúde de Lajeado e posteriormente repassados à saúde estadual.

- publicidade -