Dicas para agregar ao pilar do SONO

845

(4 Pilares da Saúde – Ayurveda)

Para o BOM SONO: dicas ótimas para dormir muito bem, aumenta a IMUNIDADE…

1 – massagear os pés limpos com umas gotas de óleo de gergelim. Pode também fazer escalda pés com água quente, bolas de gude, sal grosso e manjericão. No final, fazer a massagem nos pés já citada acima. Manter o corpo relaxado, escutar uma música calma ou mantras, respiração profunda, um leve sorriso no rosto;

2 – Não beber mais água ou outro líquido até duas horas antes de dormir. Isso evita acordar durante a noite para ir ao banheiro, interrompendo seu sono. No último momento, um chá fará também muito bem. Escolha os chás calmantes;

3 – Deve dormir ininterruptamente suas 7 ou 8 horas de sono de preferência (o ideal). Aumenta a imunidade;

4 – O quarto deve ficar totalmente escuro para o bom sono;

5 – Celular desligado ou modo avião, deve ficar bem longe do corpo e da cabeça. Uma hora (duas horas) antes de ir para a cama, não olhar mais mensagens e nem redes sociais, TV, nem filmes;

6 – Fazer oração e meditar ajuda dar calma a sua mente, neutralizando pensamentos do dia a dia;

7 – Jantar, no mínimo, umas duas horas antes de dormir;

8 – Para acordar bem disposto no outro dia, após suas 7 ou 8 horas de sono, deve ir para a cama meia hora antes de dormir. Esse é o tempo antes de pegar no sono;

9 – Comer apenas dois pistaches à tarde estimularão a melatonina, hormônio natural produzido pela glândula hipófise, ajudando no bom sono.

CHÁS: Chá é uma bebida preparada através de infusão ou de decocção. A infusão é para ervas aromáticas ou partes de estrutura frágil como flores, pétalas e folha. A água fervente é colocada sobre a erva fresca ou seca e abafada, deixando em repouso de 5 a 10 minutos. Não é apropriado ferver junto com a água, pois além das essências evaporarem, há perda das propriedades medicinais. A decocção é o método mais adequado para cascas, caules, frutos secos, raízes, sementes e para outras partes mais resistentes à ação da água quente. A quantidade a ser consumida deve ser fervida junto com a água fria por mais ou menos 5 minutos. Em seguida, tirar do fogo, manter a panela tampada por mais 10 minutos. É indicado para as ervas liberarem seus componentes ativos em altas temperaturas. Para fins medicinais, o chá por decocção deve ser tomado quente.

DICAS DE CHÁS PARA TODAS AS HORAS:

De manhã: escolha um chá energético para começar bem o dia. Ex: chá verde, chá preto, chá mate, infusão de cascas de laranja e canela.

Depois do almoço: chá de erva digestiva. Ex: chá verde, hortelã, boldo, maçã, erva-cidreira, jasmim ou gengibre.

PARA O BOM SONO: escolha ervas para ajudar a relaxar, preparando para um sono gostoso. Ex: camomila, melissa, erva-cidreira, hortelã, erva-doce.

A escolha do chá você deve fazer assim: coloque, por exemplo, os pacotes de chás da noite um do lado do outro. Observe cada um e faça a sua escolha em silêncio, conforme a sua intuição diga para usar. Assim, vai proceder com os outros chás da manhã e após almoço.

CHIMARRÃO: nós, daqui do Sul, adoramos um chimarrão. Você pode optar por ele pela manhã também, colocando os chás sugeridos ou outros junto com a erva de chimarrão.

Eu, particularmente, uso para o chimarrão e para os chás de infusão a garrafa elétrica Temperatta. A água fica sempre quentinha e pronta para outros momentos culinários e outras finalidades. Aí, fica essa boa sugestão!

Sônia Gomes, professora de danças e instrutora de Yoga

- publicidade -