Um Sonho de Natal: Laternenfest ocorre de forma virtual neste sábado

Ao final da celebração ecumênica, famílias serão convidadas a acenderem suas lanternas em suas residências, quando ocorre a bênção virtual. Pastores e padres percorrerão pelas principais ruas de Teutônia, com bênção e orações

1046
Laternenfest será no formato virtual este ano / Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Arquivo / Divulgação

Neste sábado, dia 19 de dezembro, ocorre a 24ª edição da Laternenfest, que este ano ocorrerá de forma virtual, integrando a programação do Um Sonho de Natal de Teutônia. O evento terá celebração ecumênica transmitida ao vivo pelas redes sociais, seguida de bênção virtual das lanternas. Os pastores e padres também percorrerão, com o caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários, pelas principais ruas de Teutônia com orações e bênções.

A Laternenfest, também conhecida como Festa das Lanternas ou Passeio das Lanternas, é uma organização conjunta da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Este ano, em virtude da pandemia, a programação não contemplara a tradicional caminhada das lanternas e, por isso, a atração foi reinventada.

A programação inicia às 20h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Canabarro, com um momento conjunto ecumêmico. A celebração terá transmissão online pelas redes sociais da Paróquia Teutônia Sul (https://www.facebook.com/ParoquiaTeutoniaSul) e Paróquia Nossa Senhora do Rosário (https://www.facebook.com/Paroquia-Nossa-Senhora-do-Rosario-670647143080465). Em seguida haverá o badalar dos sinos das igrejas das comunidades Redentor e Nossa Senhora do Rosário, para convidar as pessoas, em suas casas, a acenderem suas lanternas. Neste momento ocorre a bênção virtual.

Em seguida, os pastores e padres sairão com o caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários, com orações, bênção e canções natalinas. “Queremos que as pessoas não percam sua esperança, nem se desmotivem na fé, mas que, ao ouvir músicas natalinas e palavras de orações e bençãos trazidas pelo vento, possam se animar na fé no Salvador que vem a nós para nos renovar a esperança e nos fazer acreditar em dias melhores”, coloca a pastora Cristiane Echelmeier.

A intenção de fazer a programação neste formato é unir a comunidade teutoniense em preparação para o Natal. “A parceria do Corpo de Bombeiros nos motivou a continuar nessa modalidade, sabendo que não teremos tanto publico e nem conseguiremos passar em todas as casas. Mas, o fundamental é nosso movimento de continuar cuidando e protegendo uns aos outros. Passaremos devagar pelas ruas para falar às pessoas”, acrescenta Cristiane.

A pastora ainda lembra que manter a Laternenfest, em sua 24ª edição, em meio à pandemia é um verdadeiro desafio. “Precisamos alimentar nossa esperança para enfrentarmos com força e fé. Deus mostra-se um eterno apaixonado pela humanidade, vindo a nós na fragilidade de uma criança nos desafiando a cuidar e proteger a vida uns dos outros. Creio que seja extremamente significativo o movimento, os sons natalinos, as orações e palavras de bênção na rua. Que o vento sopre sobre cada pessoas as boas bênçãos de Deus nesse Natal”, deseja Cristiane.

A saída do caminhão com os pastores e padres está prevista para as 20h30min. A comitiva sairá da Igreja Matriz, ingressa na Rua Tiradentes e segue pela ERS-128 (Via Láctea) até a igreja de Linha São Jacó. No retorno, ingressa na rótula de Linha Ribeiro, seguindo pelas ruas 17de Junho, Frederico Gehrardt (rodoviária), Capitão Schneider, Carlos Arnt até a Fazenda São José.

Em seguida, retorna pela Rua carlos Arnt, e segue pelas ruas Salgado Filho, Otterno Schaeffer, 16 de Abril e 24 de Maio, até a Igreja Nossa Senhor das Graças (Loteamento 8). Volta pela Rua Affonso Augustin e segue pelas ruas Otterno Shaeffer, Arnaldo Krug, Carlos Arnt, Ewaldo Schaeffer, saindo na Rua Duque de Caxias e seguindo até o fim do asfalto na Linha Germano. Retorna pela Rua Duque de Caxias e segue pelas ruas 15 de Novembro, Leopoldo Schneider, Reinaldo Affonso Augustin, Duque de Caxias, Carlos Arnt, seguindo pela Estrada Velha até o Bairro Languiru.

No Bairro Languiru, segue pelas ruas 3 de Outubro, 25 de Julho, Senhor dos Passos, Major Bandeira, 3 de Outubro, Daltro Filho (Várzea), até o Bairro Teutonia. Ingressa na rua Mauricio Cardoso e segue pelas ruas Ewaldo Ahlert (esquina da Igreja Católica), Ernesto Ahlert, Asido Dreyer, Pastor Hasenack, retornando ao Bairro Languiru pela Rua Daltro Filho. Segue pelas ruas Erno Dahmer e Rua Senhor dos Passos, em direção a Avenida 1 Leste até o Bairro Canabarro. Segue pelas ruas Rua Dom Pedro II, Capitão Schneider, 31 de Março e Tiradentes, até a Igreja Matriz.

Um Sonho de Natal segue até dia 23

As atrações de Um Sonho de Natal seguem até o dia 23 de dezembro, sendo o restante da programação será somente no formato virtual, com transmissões ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Teutônia; Facebook do Um Sonho de Natal – Teutônia; Facebook e Youtube da Rádio Popular FM; e redes sociais do Colégio Teutônia. Não será permitido o acesso de público aos locais em que serão realizadas as lives. Somente estão autorizados os artistas e equipe técnica, sem acompanhantes, mantendo o distanciamento e protocolos de prevenção.

Com o formato virtual, novas atrações estão sendo incluídas, dentre elas os corais municipais do município e a Orquestra Jovem de Teutônia. A programação atualizada pode ser conferida a seguir. Em função da pandemia e, consequentemente, as restrições impostas pelas bandeiras de distanciamento controlado do Estado, a programação ainda segue sujeita a alterações, seja de atrações, seja de datas e horários. Uma possível realização de eventos presenciais está descartada, visando preservar a saúde da população.

A 2ª edição do evento repete parte das atrações de sucesso e, novamente, valoriza os grupos culturais e artísticos locais, assim como no ano passado. A programação é uma parceria entre Colégio Teutônia, Grupo Popular de Comunicação e Município de Teutônia. O evento Um Sonho de Natal tem projeto cultural homologado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo – Governo Federal. A produção é TBT Produções, com apoio da CIC Teutônia e patrocínio de Certel, Sicredi, Cooperativa Languiru, Fuchs Gewürze do Brasil e Prefeitura de Teutônia.

PROGRAMAÇÃO UM SONHO DE NATAL

>>> Dia 17 de dezembro

– Lançamento do CD do Movimento Canto Coral de Teutônia, com transmissão pelo Facebook da Associação dos Coros de Teutônia (facebook.com/acoteteutonia/);

>>> Dia 19 de dezembro

– Laternenfest Virtual, a partir das 20h. Promovido pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e pela Paróquia Católica Nossa Senhora do Rosário, a noite contempla a bênção transmissão ao vivo pelas redes sociais e participação do caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia;

  >>> Dia 21 de dezembro

– 19h15 – Abertura oficial;

– 19h30 – Apresentação do Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia sob regência do maestro Marlon Gausmann;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia;

– 20h – Apresentação do Sexteto Tempero Brasil – Show Duendes Musicais;

>>> dia 22 de dezembro

– 19h –Apresentação da Orquestra Jovem de Teutônia, sob a regência do maestro William Bayer;

– 20h – Benção Ecumênica;

– 20h30 – Espetáculo teatral Um Sonho de Natal, com direção de Marcelo Brentano. Com participação especial: Coral Municipal de Teutônia, Grupo Teatral Façarte de Imigrante, Escola de Dança Corpo Livre, e cantora Alissa Maria;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia;

>>> dia 23 de dezembro

– 19 h – Abertura;

– 19h30 – Apresentação do espetáculo circense “NATHOLL”, do Grupo Tholl;

– 21h – Sorteio do 2º carro da campanha Natal dos Sonhos – Realização Prefeitura de Teutônia, com apoio da CIC Teutônia;

– 21h30 – Chegada do Papai Noel;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia.

- publicidade -