Quadro pedagógico retorna às atividades com Formação Continuada em Westfália

Professores foram recebidos na manhã de sexta-feira (5/2), em programação realizada na Casa da OASE

684
Formação continuada iniciou na sexta-feira (5/2) e segue até a próxima terça / Crédito da foto: Paloma Driemeyer Valandro / AI

Aulas remotas, escolas fechadas e professores e estudantes distantes fizeram, de 2020, um ano atípico em razão da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Já para o ano letivo de 2021, as aulas presenciais nas escolas da rede municipal de ensino de Westfália serão retomadas, em 17 de fevereiro (quarta-feira), atendendo a todos os protocolos de prevenção à doença.

Para dar início ao planejamento e às formações, nesta quinta-feira, dia 04 de fevereiro, professores e funcionários das escolas municipais passaram por testes rápidos da Covid-19. Os resultados permitiram a recepção especial ao quadro pedagógico nesta sexta-feira, dia 05, em programação realizada na Casa da OASE, no Centro do Município, também já dando início à Formação Continuada de professores.

Após acolhida com dança, interpretada pela professora Bibiana Scheer a partir de uma música de reflexão, autoridades municipais deram as boas-vindas aos professores e funcionários. “Sintam-se todos acolhidos e que 2021 seja um ano tranquilo e de muitas conquistas para todos nós”, desejou a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter.

Na ocasião, a secretária ainda apresentou os novos professores que integram o quadro pedagógico e as alterações na equipe diretiva, ficando assim composta: Cátia Rex Brune – diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes, de Linha Frank; Inês von Mühlen – diretora da EMEF Rio Branco, de Linha Paissandu; Daniela Eidelwein – diretora da EMEF Olavo Bilac, de Linha Berlim; e Viviane Brune – diretora da EMEF Vila Schmidt, do Centro, contando com a coordenação pedagógica de Tatiani Richert e orientação educacional de Rosvita Ahlert.

Elisangela ressaltou que escolas e turmas passaram por readequações, as quais permitirão as aulas presenciais. “Nesse sentido, desejo que 2021 seja um ano mais tranquilo. Porém, que não percamos o contato que estreitamos com as famílias no decorrer do ano passado. As crianças estão ansiosas pela volta às aulas e sabemos que vocês também não veem a hora de reencontrá-los”, enalteceu ela.

A secretária ainda desejou, aos professores, tranquilidade, sabedoria e paciência no retorno às aulas. “Que seja uma acolhida especial, pois nossas crianças e jovens merecem”, considerou. Elisangela segue frente à pasta e salientou que serão quatro anos de muito trabalho. “Já alcançamos e conquistamos muito, mas estamos prontos para ir ainda mais longe. Nossa educação é referência e isso se deve a vocês”, pontuou ela, desejando uma excelente Formação Continuada ao quadro pedagógico.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, também deixou sua mensagem de boas-vindas aos professores e funcionários. “Que 2021 seja um ano especial para todos nós. Iniciamos uma nova administração e o nosso gabinete estará sempre de portas abertas para quem precisar dialogar ou trocar uma ideia. Que todos tenham um bom retorno às salas de aula”, desejou o chefe do Executivo westfaliano.

Docena ainda ressaltou a importância da educação. “Vocês são responsáveis por formar profissionais para todas as profissões. Sem a educação, não há como formar pessoas, formar cidadãos. Nossa educação sempre foi reconhecida pelos bons índices alcançados, e isso devemos a vocês. Sigamos neste caminho”, declarou.

Através da coletividade, segundo o prefeito, será possível fazer um excelente trabalho. “Confiamos em vocês e temos a certeza de que, juntos, faremos um bom trabalho na área da educação. Contem conosco, Poder Executivo e Legislativo, para que nossa educação seja sendo referência nas esferas estadual e federal”, concluiu ele, reforçando o desejo de um bom ano letivo a todos.

Passada a abertura, deu-se início à Formação Continuada dos professores, que hoje abordou “Os Princípios Curriculares e Metodológicos da Escola para garantia das aprendizagens no ano de 2021”. Os estudos seguem na próxima segunda-feira, dia 08 de fevereiro, no período da tarde, e na terça-feira, dia 09, pela manhã e à tarde. Nestas datas, serão abordados os seguintes temas: “O que as atividades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional revelam sobre o que os alunos sabem”, “Garantia dos Direitos de Aprendizagens a todos os alunos e desenvolvimento de competências”, e “Referencial Curricular e Planejamento”.

Concluída a Formação Continuada, a partir de quarta-feira, dia 10 de fevereiro, o quadro pedagógico passará para o planejamento do ano letivo nas escolas de atuação.

A volta às aulas

Na rede municipal de ensino de Westfália, o retorno às aulas, de forma presencial, será em 17 de fevereiro, em turno único: séries finais (6º a 9º Ano) no turno da manhã e Educação Infantil e Séries Iniciais (1º a 5º Ano) no turno da tarde. O turno inverso, por sua vez, ainda não retornará.

Segundo Elisangela, diversas adequações foram necessárias nos ambientes escolares. “Tivemos que dividir algumas turmas para atender aos protocolos de distanciamento e mais professores foram contratados. Toda essa organização está finalizada e nos possibilita o retorno”, frisou ela, reforçando que, na chegada aos educandários, os estudantes passarão pela medição da temperatura e, obrigatoriamente, precisarão estar usando máscaras de proteção.

Transporte escolar – o transporte escolar também passou por alterações. Nesse sentido, inclusive solicita-se aos pais que, aqueles que puderem, levem seus filhos até as escolas, evitando, desta forma, mas um local de exposição.

- publicidade -