Lajeado adere à cogestão, mas anuncia medidas mais restritivas

Veja o que o novo decreto de Lajeado deve prever em cada setor

767
Reunião nesta segunda-feira (22/2) definiu medidas em Lajeado / Crédito: Divulgação

A administração municipal de Lajeado definiu nesta segunda-feira (22/2) adotar medidas mais restritivas para contenção da disseminação do coronavírus, apesar da decisão do governo do Estado de manter o sistema de cogestão – o que permite a região adotar integralmente regras da bandeira vermelha.

O objetivo do endurecimento das regras em relação à bandeira vermelha é, principalmente, restringir atividades sociais e de lazer para reduzir o nível de contágio no município. Além disso, também foram definidas novas ações de ampliação da capacidade de atendimento e ampliação das ações de fiscalização. O novo decreto municipal deverá ser publicado nesta terça-feira (23/2).

Na tarde desta segunda-feira, uma reunião no gabinete do prefeito Marcelo Caumo discutiu a situação do coronavírus no município e região para definir ações. Participaram a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, o diretor executivo do Hospital Bruno Born (HBB), Cristiano Dickel, o diretor de Serviços em Saúde da Univates, Jairo Luis Hoerlle, e a superintendente executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

O grupo analisou as ações já em andamento no município e medidas complementares foram anunciadas para conter ainda mais a disseminação e também para ampliar o atendimento da rede de saúde.

Veja o que o novo decreto de Lajeado deve prever

Como regra geral, o município deverá seguir o regramento da bandeira preta (para saber mais, acesse https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/), mas o município adotará medidas diferenciadas em alguns pontos, mais restritivas do que as de bandeira vermelha:

Escolas – Escolas de educação infantil do município e privadas funcionam nos horários já definidos. Turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas privadas estão autorizados a funcionar, de acordo com cada escola. Na rede municipal, a data de reinício destas turmas será definida nesta terça-feira e comunicada às famílias. As turmas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental não poderão ter atividade presencial.

Restaurantes – Atendimento presencial restrito até 20h e, após, aplica-se regras do decreto estadual, que deverão vedar qualquer tipo de atendimento presencial após este horário (novo decreto estadual está para ser publicado).

Comércio – Permitido com restrições de presença, de horário (conforme decreto estadual) e controle de acesso com pessoa exclusiva para exigir uso de máscara, álcool em gel, organização da fila externa e orientação para entrada de um único membro por família.

Academias de ginástica e afins – Fica autorizado o atendimento individual e personalizado, com no máximo 1 pessoa (aluno ou professor) a cada 10m², desde que observado o limite máximo de 20 pessoas no total, somando alunos e professores, com vestiários fechados.

Comércio essencial (supermercados, farmácias e afins) – Será permitida a permanência de 1 pessoa a cada 10m², considerando clientes e trabalhadores, e controle de acesso, feito por atendente exclusivo, para exigir uso de máscara, álcool em gel e organização da fila externa.

Locais públicos – Em praças, parques e afins, fica permitida a circulação de pessoas, desde que utilizem máscara cobrindo o nariz e boca e observem o distanciamento social, sem permanência no local. Não será permitido o consumo de álcool nestes espaços.

Equipamentos públicos municipais – Ginásios e quadras esportivas deverão ser fechados e proibida a prática de esportes. O Parque Histórico Municipal, o Jardim Botânico e a Casa de Cultura serão fechados para o atendimento ao público. Na Biblioteca Pública Municipal será permitido apenas o pegue e leve de livros, sem entrada do munícipe no prédio. 

Prestação de serviços – Fica autorizado o funcionamento presencial restrito, com atendimento individual e personalizado de clientes.

Clubes sociais, condomínios e locais de atividades esportivas coletivas – Canchas, quadras, piscinas e os espaços de uso comum devem permanecer fechados.

Serviço público municipal – O Centro Administrativo e demais secretarias seguem funcionando em horário normal com redução de equipes.

- publicidade -