Mais uma faixa etária alcançada em Estrela

Pessoas com 78 anos completados puderam buscar a imunização nesta quinta-feira em Estrela. Expectativa é de mais ações nos próximos dias

558
Pessoas com 78 anos ou mais buscaram a imunização nesta quinta-feira (4/3) / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela

Foi realizada nesta quinta-feira (4/3), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental, em Estrela, o início da vacinação a mais uma faixa etária dos grupos prioritários.

Agora foram idosos com 78 anos de vida completados que puderam buscar a imunização na ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Como sempre tem ocorrido, pessoas com mais idade que por algum motivo não compareceram antes também puderam receber a vacina.

Solicita-se sempre o cartão SUS ou documento com foto dos postulantes. A expectativa é pela chegada de mais doses nos próximos dias.

O cenário desta quinta-feira não foi muito diferente ao de outros dias, com muitas pessoas na espera já muito antes da ação iniciar (10h), mesmo esta se estendendo por até quatro horas.

Tanto em carros para a vacinação em drive thru, na Rua General Osório, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), como por parte daquelas que chegaram caminhando ou de outra forma ao Posto Central.

Por isso a equipe de profissionais envolvida na campanha voltou a disponibilizar uma estrutura em área externa e aberta da UBS, mas à sombra. A ação se estendeu até às 14h. Ao todo mais de 70 doses foram aplicadas.

Para o secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, o “Lelo”, as ações dos últimos dias ocorreram acima das expectativas e dentro das possibilidades. “Acredito que tivemos êxito. Precisamos tomar muitos cuidados, inclusive no balanço das doses existentes, para abrir ou não novos grupos, afinal, já estamos também aplicando a segunda dose. Mesmo aquelas pessoas acima das faixas etárias já liberadas, que ainda não buscaram a imunização em seus dias, podem exercer este direito. Só é necessário esperar um novo dia de ação”, explica ele.

“Mas isso não deve demorar. Por informações que recebemos de diversas fontes, a chegada de mais vacinas, e em maior quantidade, deve acelerar a partir de agora. Assim poderemos agilizar também a queda da idade dos grupos prioritários”, completa o secretário.

Contudo, o lote que pode desembarcar em Estrela ainda está sexta-feira (5/3) deverá ser utilizado para a aplicação da segunda dose em alguns dos já vacinados, como determina o procedimento.

O Plano Emergencial de Atendimento à População, que amplia horários da Unidade Covid do município e teve realização segue em execução. Novo plantão está programado para este final de semana.

O atendimento ocorre na Unidade Covid Boa União, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro: agora das 7h às 20h em dias da semana; e das 9h às 16h nos plantões nos finais de semana. No balanço realizado no período de 25/2 a 2/3 foram contabilizadas quase 500 consultas médicas realizadas, e perto de 300 exames de diagnóstico Covid.

Mais informações pelos telefones 3981-1098 (Centro de Triagem Covid) e 3981-1136 (Vigilância em Saúde).

- publicidade -