8ª Edição de Drive-Thru de Teutônia será para vacinação de pessoas com 60 ou mais

Haverá vacinação somente para 1ª dose, pois Teutônia não recebeu vacinas do laboratório CoronaVac do Ministério da Saúde para aplicação da 2ª dose

961
Crédito da foto: Diego Silva / Divulgação

Neste sábado, dia 1º, o município de Teutônia realizará a 8ª edição de Drive-thru da vacinação, para aplicação de vacina contra Covid-19, somente em 1ª dose, em pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. Serão disponibilizadas 340 doses para a ação que será realizada no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo Municipal, no período da manhã, das 8h às 11h. A fila dos carros será organizada na Avenida 01 Oeste. O setor de trânsito sugere a entrada pela rua Ricardo Luersen, do Posto Nativus.

É importante que os idosos, acima de 60 anos, que ainda não fizeram a 1° dose aproveitem a oportunidade para fazer, pois assim que o Município abrir para vacinação das pessoas com comorbidades, a prioridade de imunização será para o novo grupo. Também é preciso explicar que as pessoas não devem aguardar pela chegada de vacinas da CoronaVac para aplicação em 1ª dose, visto que todas as doses que chegarem a partir de agora serão direcionadas somente para aplicação em 2ª dose, até que a situação de falta de vacinas deste laboratório esteja normalizada.

Portanto, a Secretaria de Saúde orienta que os idosos que ainda não receberam a 1ª dose, façam o quanto antes, pois na próxima semana, a prioridade será dos grupos com comorbidades, para as quais o município recebe o quantitativo específico de doses.

Os idosos, ou familiares, podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde de referência do seu bairro, a partir de segunda-feira, dia 03 de maio, e agendar a vacinação com os profissionais da saúde. Para os casos em que os idosos são acamados, os familiares podem informar a situação à unidade de saúde mais próxima, para que a vacina possa ser administrada em domicílio. O Centro Municipal de Vacinação também estará aberto durante a próxima semana, e não é necessário agendar horário.

2ª Dose

A Secretaria de Saúde informa que o Ministério da Saúde não enviou vacinas para aplicação em 2ª dose para o município de Teutônia na 15ª remessa, que será recebida na tarde desta sexta-feira. Em função disso, não haverá vacinação para segunda dose em Teutônia, pois todas as doses recebidas até a 14ª remessa, já foram aplicadas.

Assim que o município receber um novo lote os postos de saúde entrarão em contato com as pessoas que já completaram os 28 dias para agendar a aplicação, de acordo com a data de realização da 1ª dose.

A Secretaria também reforça que este é um problema que está ocorrendo em todo o território nacional, e que Teutônia está preparada para aplicação em larga escala, assim que receber maior quantitativo em nova remessa.

Campanha Mãos que doam, mãos que alimentam

Durante o Drive Thru haverá ação de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene, para quem puder e quiser contribuir de forma voluntária. É importante destacar que não é obrigatória a doação para ser vacinado, se trata apenas de um ponto de coleta, para facilitar para  população que deseja doar. A ação é uma promoção da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com os grupos de jovens voluntários de Teutônia Leo Club e Rotaract.

Como funciona o Drive Thru?

As pessoas com idade a partir dos 60 anos deverão se deslocar de carro até o Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo Municipal, onde receberão a aplicação da 1ª dose da vacina dentro do carro. Os idosos e seus acompanhantes deverão fazer o uso obrigatório de máscara e não poderão descer do veículo.

Os carros serão organizados em 3 filas, conforme a ordem de chegada. Cada carro receberá uma ficha por idoso a ser vacinado. A fila será organizada na Avenida 01 Oeste, com sugestão de entrada dos veículos pela Rua Ricardo Luersen.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o CPF, Cartão SUS e carteira de vacinas.

Pacientes desta faixa etária com diagnóstico oncológico, transplantados ou imunodeprimidos poderão fazer a vacina somente com prescrição médica (com receita).

Postos de Saúde

Para os demais grupos será divulgado o cronograma de acordo com a disponibilidade de vacinas. É importante acompanhar as informações que serão divulgadas pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica nos meios oficiais de comunicação, assim como, na imprensa local. Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com o posto de saúde de seu bairro:

Posto de Saúde – Bairro Alesgut

(51) 3762-1109

Posto de Saúde – Bairro Boa Vista

(51) 3762-2370

Posto de Saúde – Bairro Canabarro

(51) 3762-7800

Posto de Saúde – Bairro Languiru

(51) 3762-2573

Posto de Saúde – Bairro Teutônia

(51) 3762-6031

Posto de Saúde – Loteamento 8

(51) 3762-8436

- publicidade -