Secretaria de Educação de Lajeado organiza cronograma de volta às aulas

694
Crédito da foto: Maiara Rovêa/Divulgação

A Secretaria de Educação (SED) de Lajeado está organizando o cronograma de retorno das aulas com a ampliação dos horários de atendimento. Na próxima segunda-feira (28/6), os alunos de 1 e 2 anos retornam às Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado. A partir de segunda-feira também será ampliado o horário de atendimento das turmas de 3 e 4 anos e o atendimento das turmas da pré-escola ao 9° ano do Ensino Fundamental, que passará a ser diário para todos os alunos. 

Os alunos das turmas A e B (1 e 2 anos) começarão, neste início de retomada das aulas, a ser atendidos presencialmente em turno único pela manhã, das 6h30 às 12h. Já nas turmas de C e D (3 e 4 anos), o horário de atendimento será ampliado, e os alunos serão atendidos em turno integral, das 6h30 às 17h. As turmas E (5 anos) continuarão sendo atendidas da mesma maneira, em meio turno manhã ou tarde. 

Neste momento, o horário de atendimento do turno integral será reduzido, com o encerramento às 17h, devido à necessidade de higienização das escolas, que ocorrerá todos os dias depois das 17h. Conforme os protocolos de segurança, é necessário que todos os ambientes sejam limpos e organizados diariamente, evitando a disseminação do coronavírus. 

A ampliação do turno integral para as turmas C e D ocorreu em razão de as crianças de 3 e 4 anos já estarem habituadas com as novas regras do ambiente escolar, como distanciamento e uso de máscaras. Como o turno integral exige maior organização das escolas, a expectativa é de que, com a redução das restrições, aos poucos seja disponibilizado o turno integral para outras faixas etárias. 

Já nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), os alunos das turmas da pré-escola ao 9° ano serão atendidos diariamente em turno de quatro horas, ou seja, o atendimento não será mais no formato híbrido (uma semana de aula presencial e outra à distância), mas sim presencialmente todos os dias da semana para todos os alunos. 

É importante ressaltar que a participação presencial da aula segue não sendo obrigatória, e as famílias podem optar entre enviar a criança para a escola ou mantê-la em atividade à distância. Tanto em um caso quanto no outro é necessário que os pais ou responsáveis assinem autorização expressa para a escola. 

No turno inverso do ensino regular, os alunos poderão voltar a frequentar os Projetos Vida a partir de segunda-feira. Reforço escolar, aulas de artesanato, culinária e recreação são algumas das atividades oferecidas aos alunos dos Projetos. Até março de 2020, cerca de 620 jovens entre 5 e 12 anos eram atendidos nos Projetos Vida dos bairros Campestre, Conventos, Moinhos, Santo André, Santo Antônio e São José. Neste caso, as direções dos Projetos Vida entrarão em contato com as famílias para comunicar os detalhes e confirmar a presença do aluno, que não será obrigatória. Os pais e responsáveis que optarem pelo retorno irão preencher um termo de anuência.

COMO SERÁ O ATENDIMENTO DAS ESCOLAS A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA:

– Alunos de 1 e 2 anos: atendimento em turno único, diário, das 6h30 às 12h

– Alunos de 3 e 4 anos: atendimento em turno integral, diário, das 6h30 às 17h

– Alunos de 5 anos: atendimento em turno único manhã ou tarde

– Alunos da pré-escola ao 9° ano: atendimento presencial todos os dias da semana para todos os alunos

– Alunos dos Projetos Vida: atendimento em turno inverso ao das aulas escolares

- publicidade -