Camélia é escolhida como flor símbolo de Garibaldi

- Publicidade -spot_imgspot_img

Garibaldi agora possui uma flor símbolo: a Camélia.  O projeto de lei nº 63/2021, enviado pelo Executivo Municipal, foi aprovado nesta quarta-feira (13/10), pela Câmara de Vereadores. No Município, a presença da espécie pode ser percebida em todo o território, especialmente ao lado de construções religiosas no interior.

De acordo com a justificativa do projeto, no interior do Município podem ser observadas diversas residências ornamentadas por Camélias, para lembrar as mudas que vieram de navio com os imigrantes italianos, que se estabeleceram na região e construíram esta terra próspera.

“A planta se identifica com os Imigrantes Italianos em razão de sua resistência e durabilidade, pois remete às dificuldades que nossos antepassados amargaram no início da colonização, mas sempre mantiveram a esperança de dias melhores como o desabrochar das flores enfrentando as intempéries e o clima hostil”, descreve o texto.

A espécie

Camellia japonica é um gênero descrito pelo sueco Carl von Linné em sua obra magna Species Plantarum. Seu nome teria sido designado em homenagem ao missionário jesuíta Georg Kamel. A Camélia é um arbusto originário de países orientais, muito popular devido às flores com cores vibrantes e folhagem verde. É uma espécie perene, ou seja, suas folhas se mantêm durante todo o ano, mesmo com a mudança do clima. A sua floração ocorre no inverno e se prolonga até a primavera.

Os imigrantes italianos adotaram a camélia no Brasil. Registros históricos atribuídos ao Frei Arlindo Battistel relatam que “enquanto o ipê, o cedro, o tarumã e uma porção de árvores nativas, bem como as pereiras, pessegueiros, ameixas e videiras estavam dormentes – eram despidas de folhas – as camélias, sob o ímpeto frio, mantinham suas folhas verdes, lustras e bonitas. Ver uma árvore florida em pleno inverno despertava vigor, força e alegria”.

Comunidade será presenteada

Durante o mês de aniversário de Garibaldi, nos dias 16, 23 e 30 os garibaldenses que passarem pela Praça Loureiro da Silva, no turno da manhã, serão presenteados com uma muda de camélia, flor símbolo de Garibaldi.

- Publicidade -

MAIS

- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -