Proteção solar é necessária durante todo o ano

390
Monique Lermen, esteticista e cosmetóloga, dá dicas de como se proteger de maneira correta do sol / Crédito: Arquivo pessoal

Os altos índices de radiação solar exige mais cuidados com a saúde, especialmente no verão. Segundo Monique Lermen (28), esteticista e cosmetóloga, a proteção solar é importante de forma geral para a saúde do indivíduo. “Costumo dizer que esquecemos que ‘a pele é um órgão’ por estar muito exposto e, dessa forma, não temos os devidos cuidados com ela”, avalia. A pele protege todo o organismo interno. Proteger-se do sol, além de evitar danos como manchas, lesões e queimaduras, também previne o câncer de pele.

Os cuidados em relação a proteção solar incluem evitar exposição entre 10h e 16h, preferindo horários de início da manhã e fim da tarde, onde a incidência dos raios solares não será tão nociva para a pele. Além do horário, é importante utilizar filtros de proteção solar (FPS), tanto no rosto, quanto no corpo. “No rosto podemos optar por filtros que possuem loções mais inovadoras e tecnológicas, que protegerão sem deixar a pele oleosa, são os chamados toque seco. Para o corpo existem opções como roupas de proteção para raios UVA e UVB e, também, as mais diferentes formas cosméticas que entregarão proteção”, explica Monique. Utilizar chapéu, boné e guarda-sol também auxiliam na proteção solar.

Danos cumulativos

Monique esclarece que os danos causados pelos raios ultravioletas são cumulativos ao longo da vida e modificam o DNA das células. Essa modificação pode resultar em diferentes malefícios, como por exemplo:

Na estética: manchas difíceis de tratar, que dependerão de disciplina e tempo de tratamento para amenizar, mas muitas não serão totalmente eliminadas;

Na saúde: o câncer de pele, que possui grande incidência no Brasil em relação a outros países e pode causar metástases (afetar outros órgãos);

Proteção sempre

Não somente o sol, mas também lâmpadas e telas de computadores e celulares emitem raios ultravioletas. “Minha sugestão é proteger-se o ano todo, principalmente a face, colo e mãos, que estão sempre expostas”, sugere. Os filtros que possuem cor, em sua maioria, protegem ainda mais, criam também uma barreira física, não apenas química. Hoje já existem filtros em pó, que facilitam a reaplicação ao longo do dia.

Você sabia?

A relação entre fator de proteção e tempo de duração é diretamente proporcional, ou seja, quanto maior o fator de proteção, por mais tempo a pele estará protegida. Um FPS 50 protege por mais tempo do que um FPS 30. Do mesmo modo, quanto menor o FPS, mais frequente é a reaplicação.

- publicidade -