Iniciam obras no interior de Estrela

368
Crédito: Frederico Sehn/Governo de Estrela

O Governo de Estrela deu início a um conjunto de dez obras estruturais para as comunidades do interior do município. Na presença de secretários municipais, vereadores e moradores da localidade de Linha São José, o prefeito de Estrela Elmar Schneider assinou o documento que autoriza o início da obra. A projeção é que os trabalhos de pavimentação sejam iniciados nos próximos dias e o asfaltamento de um quilômetro seja entregue até o mês de novembro deste ano.

A assinatura do termo de início de obra ocorreu em um dos mais importantes cartões-postais do Vale do Taquari, o Alambique Berwanger. A empresa familiar, especializada na fabricação de cachaças e licores, recebe, em média, 200 turistas de diversas regiões do Estado a cada fim de semana. Conforme o proprietário da empresa, Inácio Berwanger, a instalação do acesso asfáltico é motivo de celebração. “Para nós é um grande benefício, pois acaba com o problema de poeira e dá melhores condições de acesso ao nosso alambique. Com essa estrada a experiência do turista em nossa propriedade será ainda melhor”, reforça.

Berwanger ressaltou, ainda, a importância do investimento do Governo de Estrela na melhoria da infraestrutura do interior do município. “São várias famílias que serão beneficiadas com a instalação deste asfalto, por isso, a gente agradece de coração ao Governo de Estrela”, diz.

Dez obras

A obra de pavimentação da Estrada Boa Vista, conhecida como Estrada da Comunidade de Linha São José, está orçada em R$ 1.724.061,00. Ela faz parte de um pacote de obras de pavimentação que investirá R$ 20 milhões em dez projetos para a instalação de asfalto e acessos no interior do município de Estrela. Segundo o prefeito Elmar Schneider, o ato representa um reconhecimento da Administração Municipal aos produtores rurais e aos empreendimentos deles. “Estamos iniciando aqui uma série de assinaturas para que comecem as obras de asfaltamento. Isso tudo faz parte de um grande projeto de valorização dos nossos agricultores e de suas comunidades”, afirma.

Escoamento e tráfego

Para o Governo de Estrela, o asfaltamento da Estrada Boa Vista, na Linha São José, é estratégico para a mobilidade do meio rural. O escoamento da produção e o tráfego de moradores e empreendedores rurais no acesso será melhorado com a pavimentação da via. “Estamos muito felizes em poder oportunizar esta obra, pois sabemos a importância que uma estrada pavimentada tem na vida das pessoas. Governamos para as pessoas, para a promoção do bem-estar em todas as localidades de nossa Estrela”, complementa o prefeito.

O Vale do turismo

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhardt, que também participou da assinatura do início da obra, avalia o investimento do Governo de Estrela como fundamental para alavancar o turismo de toda a região. De acordo com ele, atrações como o Alambique Berwanger já são consolidadas na rota dos visitantes. “O Vale despertou para o turismo e isto não é de hoje. Especialmente neste momento, que estamos concluindo o projeto do Cristo Protetor e retomando o Trem dos Vales, a pavimentação do acesso ao Alambique Berwanger sobe o tom da qualidade do turismo em nossa região”, avalia.

Conforme o dirigente, a obra de pavimentação de Linha São José mostra que o desenvolvimento do setor turístico da região passa pela tomada de decisões das administrações municipais, que precisam ter a visão de negócio para alavancar as iniciativas e empreendimentos individuais na área.

- publicidade -