Estrela realiza 7ª edição da Festa do Colono e Motorista

Evento é promovido por Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)

633
Carreata começa a ser organizada às 8 horas da manhã, passando pelas principais ruas de Estrela / Crédito: Frederico Sehn / Governo de Estrela / Divulgação

Em comemoração do dia do colono e ao dia do motorista – celebrados no dia 25 de julho -, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela realiza na próxima segunda-feira (25/7), a 7ª edição do Dia do Colono e Motorista. O evento é organizado em parceria com o Governo de Estrela e apoio do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Para o presidente do STR, Rogério Heemann, a data celebra e relembra lutas e conquistas dos produtores rurais e motoristas. “É uma manhã muito especial, que precisa ser comemorada. O nosso setor – agronegócio – não para, manteve ativa a economia durante a pandemia e resistiu a duas estiagens. Por conta disso, também, temos que comemorar muito esta data”, pontua.

A programação inicia às 8h com a preparação do desfile temático e a partir das 9h a carreata inicia, percorrendo as principais ruas de Estrela, em direção ao Distrito de Novo Paraíso. A chegada, junto à Comunidade Católica de São Vito contará com a bênção de São Cristóvão – padroeiro dos motoristas.

A premiação presta homenagem ao primeiro presidente do STR, empossado em 6 de maio de 1963. A escolha ocorre desde 2014, elegendo os destaques na criação de aves, suínos, produção de leite, agricultor aposentado, jovem agricultor, mulher produtora rural e agroindústria destaque. Após a entrega, será servido um almoço de confraternização e na sequência baile com Jardel e Banda.

Durante toda a tarde haverão atrações e programações ocorrendo. Também terá distribuição de água quente e erva-mate. Os cartões para o almoço custam R$ 40,00, e podem ser adquiridos junto ao STR Estrela, de forma antecipada.

Um dia para comemorar conquistas
O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, já garantiu a presença no evento e prepara para a data a assinatura da licitação para a obra de asfaltamento da Estrada Geral de Novo Paraíso. No local, todo o pavimento atual será removido e uma nova pavimentação asfáltica será instalada, nos 2,7 quilômetros de extensão até a ligação com a Linha Wink. 

Schneider afirma que o governo se alegra em poder participar da comemoração e também, poder levar a assinatura da licitação de uma obra que é tão aguardada por aquela comunidade. “Esta é uma grande data”, comenta.

Ainda sobre o Dia do Colono e Motorista, o gestor destaca a importância destas atividades para o desenvolvimento econômico dos municípios. “Nosso agronegócio é protagonista na região e é fruto do trabalho incansável dos nossos agricultores e agricultoras. Os motoristas são os profissionais que se esforçam para transportar nossas riquezas. Por isso é um dia de grande festa e celebração”, complementa.

- publicidade -