“Dia D” da vacinação em Estrela será concentrada nos postos Central e Boa União

368
Crédito: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

O calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Cadernetas de Vacinação terá, neste sábado (20/8), sua data mais especial: o “Dia D”. Famosa por ser a ação que mobiliza o maior número de pessoas do público-alvo, principalmente por ser realizada em horários estendidos de um dia não útil, o “Dia D”, em Estrela, ficará concentrado nos postos Central e do Bairro Boa União. A ação transcorrerá das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. As duas campanhas se estenderão nacionalmente até o próximo dia 09 de setembro.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é exclusiva a menores de 5 anos. Mesmo obrigatória a todos, registrou pouca procura por parte dos familiares responsáveis nestes primeiros dias. Até então – sem a atualização desta quarta-feira (17/8) – foram apenas 70 vacinadas. “Trata-se de uma campanha muito importante, mas que, este ano, muito em razão de ocorrer em meio a outras, entre elas da Covid e, até mesmo, a eleitoral, tem ganhado pouca divulgação dos veículos de comunicação, redes sociais, e assim não chegou de forma tão presente e forte ainda às famílias”, destaca o secretário municipal de Saúde de Estrela, Celso Kaplan.

Já a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Cadernetas de Vacinação é voltada aos menores de 15 anos. Busca deixar em dia a imunização do público-alvo contra outras possíveis doenças, aplicando, entre elas, vacinas do HPV, Meningo ACWY (meningite), Febre Amarela e antitetânica (tétano). Nestes primeiros oito dias de campanha foram pouco mais de 40 atualizações. “Os números também precisam melhorar, pois a gama de vacinas a serem realizadas é grande. Neste caso, ainda podemos considerar que o que ameniza esse índice é que se trata de um indicador de que nossa população infantil e jovem está bem protegida. Mas não podemos descuidar”, alerta Kaplan.  

Expectativa

De acordo com a coordenadora do departamento de vacinação da secretaria, Ana Carolina Pádua Lopes, a expectativa para o “Dia D” é sempre positiva. “Sabemos, como sempre comprovado em outras campanhas, que a maioria das pessoas costuma deixar para buscar o serviço nos últimos dias. Ainda assim esperávamos números melhores para estes primeiros dias. Por isso cresce a importância e nossa expectativa para o ‘Dia D’. Por ocorrer em um sábado e em horários estendidos acreditamos que teremos uma grande procura”, revela.

Covid

O que será permitido é que pessoas dentro da faixa etária das duas campanhas, que comparecerem ao “Dia D”, aproveitem a presença nos postos para realizar a vacinação contra a Covid. Assim, será permitida a primeira dose de reforço (terceira geral) a quem tem entre 12 e 15 anos; a segunda dose geral (de acordo com os prazos baseados na data de realização da primeira dose) e a primeira dose geral a todos acima de três anos.

Onde e quando?

Diariamente, em Estrela, a vacinação para as duas campanhas pode ser realizada nos mesmos locais, mas distintos horários: Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União, das 10 às 16h; e UBS Central, das 8h às 16h. Mais informações pelo WhatsApp 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

- publicidade -