Vereadores da Câmara Júnior tomam posse em Fazenda Vilanova

468
Posse dos vereadores juniors foi segunda / Crédito da foto: Luciana Brune

Nove vereadores da Câmara Júnior e três suplentes, eleitos no dia 12 de agosto em eleição realizada nas EMEFs Edgar da Rosa Cardoso e Santana, foram empossados na noite de segunda-feira (22/8), na Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova. O momento solene foi realizado antes da sessão ordinária do Legislativo e contou com a presença de autoridades, prefeito, secretários, diretoras de escolas, professores, famílias dos estudantes e comunidade.

O projeto Vereadores Juniors é de autoria do presidente do Legislativo, Sérgio Cenci Sobrinho (Progressistas), aprovado pelos demais vereadores e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O presidente explicou que esta e outras ações têm por objetivo aproximar a comunidade vilanovense do Poder Legislativo e Executivo municipais. “Estou feliz em ver esta Casa cheia, com algumas pessoas que nunca tinham estado aqui. Esta é a Casa do povo, onde devem ser trazidos os anseios da comunidade”, disse Serginho. Ele expressou sua gratidão e disse que é a realização de um sonho.

Em seu pronunciamento falou sobre a importância da política na vida das pessoas: “Conversando com as pessoas, notei que muitos jovens achavam que a política não interferia em suas vidas e não tinham interesse em saber mais”.

O projeto vem para ampliar esta participação dos jovens. O presidente pediu aos estudantes que aproveitem a oportunidade de crescimento e aprendizado: “estamos plantando esta semente e esperamos que impacte de forma positiva o futuro da política e o desenvolvimento de Fazenda Vilanova.”

Após receberem o diploma de vereador júnior, foram feitos registros fotográficos e os jovens e suas famílias foram convidados a acompanhar a sessão ordinária da Câmara. Os eleitos receberão um kit do vereador mirim, com mochila e camiseta, para que estejam identificados e possam fazer seu trabalho. As sessões serão realizadas uma vez por mês, em horário e data a ser acordada com os estudantes.

As indicações e projetos aprovados pela Câmara Júnior não terão validade legal, mas será um espaço em que os estudantes poderão apresentar suas ideias e entender como funcionam as sessões. As sugestões dos estudantes poderão ser encaminhadas oficialmente pelos vereadores do município ou mesmo atendidas pelo Executivo, se estes assim entenderem válidas.

Vereadores e suplentes empossados

Os vereadores eleitos são: Vitienzo Gravina Tezsele, 76 votos, da Escola Edgar; Eduarda Vitória Haubert, 35 votos, da Escola Santana; Ana Luiza Moraes Martini, 23 votos, da Escola Edgar; Isadora Brandão da Silva, 21 votos, da Escola Edgar; Lucas Ruan Cardoso Pereira, 19 votos, da Escola Edgar; Isabelle Alves Muller, 17 votos, da Escola Edgar; Mikael Alexandre de Brito, 12 votos, da Escola Edgar; Kennedy Misael Marmentini, 12 votos, da Escola Santana; e Andrieli dos Santos Rodrigues, 9 votos, da Escola Santana.

Também foram empossados os suplentes (1º ao 3º): Daphne Raiane Steffens, 6 votos, da Escola Santana; Andriéli Luiza Grave, 4 votos, da Escola Santana; e Tiago Guimarães da Rosa, 2 votos, da Escola Santana.

- publicidade -