Pais fazem filas para garantir matrículas em Teutônia

1354
Em 2022 a escola conta com 677 estudantes / Crédito: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Teobaldo Closs, do Bairro Canabarro, em Teutônia, iniciou seu período de matrícula e rematrícula na segunda-feira (21/11), após divulgar a data em suas redes sociais. No entanto, um expressivo número de pais começou a formar filas em frente aos portões do educandário ainda no fim da tarde deste domingo (20/11), na intenção de garantir a vaga.

Um exemplo é o casal Nelson Rodrigues Pereira e Leticia Follmer, pais do aluno Gabriel, de 5 anos, que está no Pré-B. O pai do menino ficou em frente a escola das 19h de domingo até por volta das 8h20 de segunda-feira, quando conseguiu então matricular seu filho no 1º ano. Outros pais já estavam na fila desde as 17h. “Como tinha muitas mães na fila conseguimos contato com o diretor da escola para abrir para poder ao menos usar o banheiro e se abrigar do sereno”, conta Leticia.

A necessidade por uma vaga no período da manhã era essencial por conta dos horários de trabalho do casal, entretanto só conseguiram para a tarde. Diante da situação, a possibilidade de um dos dois pedir demissão é real. Leticia compartilha ainda que as vagas para o diurno já estavam preenchidas por alunos que fizeram a pré-escola nas turmas do educandário.

“A escola nem deu chance para os pais que passaram a noite na fila de matricular no turno da manhã”, reitera a mãe de Gabriel. Os pais sugerem que a escola abra duas turmas de um ano no período da manhã.

Temos que atender de acordo com o espaço disponível”
O diretor da escola, Arnildo Grützmann, explica que a instituição deve priorizar alunos que já estudam no educandário, dessa forma a matrícula é feita automática pois geralmente não é desejável trocar o turno. A gestão escolar também observa os casos de irmãos presentes na instituição para que sejam colocados em mesmo turno.

Grützmann também discorre sobre os fatores de alta procura pelo turno da manhã, demanda de escolas de Educação Infantil, disponibilidade de espaço físico e número de profissionais.

No primeiro dia de matrícula já foram atendidos cerca de 25 pais e por conta do número de alunos a escola contará com mais uma turma de 1º ano, à tarde, em 2023, totalizando três turmas ao todo – duas a tarde e uma de manhã.

A disponibilidade de acolhimento de alunos é definida pelo calendário municipal, o diretor avalia que não há necessidade e viabilidade em abrir mais uma turma de manhã, pois já foi aberta mais uma turma à tarde escola para que toda a demanda seja atendida. A escola recebe atualmente 677 estudantes.

- publicidade -