Teutônia ultrapassa Estrela como segunda cidade mais populosa do Vale em dados preliminares do Censo 2022

1410
A baixa pluviosidade gerou prejuízo na safra agrícola de verão / Crédito: Imagem Aérea RS / Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (28/12) o resultado preliminar da população dos municípios e do país com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro.

Conforme os números, até o momento Teutônia ultrapassa Estrela como o segundo município mais populoso do Vale do Taquari, com 32.776 habitantes. O crescimento na cidade foi de 20,18% em relação aos dados do Censo de 2010.

Lajeado segue em primeiro lugar, com aumento de 26,37% e 97.432 habitantes. Enquanto isso, Paverama e Colinas registraram queda de -1,37% e -0,2% na população. Depois de Lajeado e Teutônia, Fazenda Vilanova é a que apresenta maior crescimento, com 16,25%, seguida de Westfália, com 10,84%.

Dentre os municípios do G7, apenas Teutônia não teve o recenseamento concluído, faltando 7% do total. Nos demais pode haver supervisão em andamento. Em Lajeado e Estrela restam recensear, respectivamente, 4% e 12% da população.

Tendo em vista a reta final, o IBGE regional lançou a campanha “Você não foi recenseado?”. Conforme o coordenador regional do Censo, Paulo Ricardo Hamester, o objetivo é divulgar a coleta para que as pessoas não consultadas procurem o IBGE. Contudo, alerta sobre a importância de, antes de procurar o instituto, conversar com os demais moradores do domicílio, uma vez que é comum que um consultado responda por todos os residentes.

O IBGE regional com sede em Lajeado atende todos os municípios do G7, com a exceção de Paverama e Fazenda Vilanova, que são compreendidos pela regional de São Jerônimo. A agência de Lajeado está localizada na rua Santos Filho, nº 401, sala 204, no centro, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações também podem ser consultadas através do telefone e WhatsApp (51) 3714-2363.

Saiba mais

No Brasil, a população alcança a casa dos 207,7 milhões de habitantes – em 2010 eram 190,75 milhões. Já no estado são 10,69 milhões. Resta ainda recensear cerca de 16% da população estimada no país.

O Censo Demográfico 2022 deve encerrar ao fim de janeiro de 2023. A divulgação antecipada pelo IBGE ocorreu devido à necessidade de cumprir a lei que exige o fornecimento anual do cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Além de boné e colete do IBGE, todos os recenseadores possuem crachá de identificação com um QR Code disponível para a população acessar e confirmar o nome e a foto do colaborador e se este é, de fato, servidor do instituto. A identidade do recenseador também pode ser conferida no site do IBGE através do número da matrícula que consta no crachá.

População estimada dos municípios do G7 mais Estrela e Lajeado, por ordem de crescimento do número de habitantes.
- publicidade -