Futebol Amador de Roca Sales inicia neste domingo

802
Lançamento foi na noite de quarta-feira em Roca Sales // Crédito: Luís Roberto Closs

O lançamento do Campeonato de Futebol Amador de Roca Sales foi realizado na quarta-feira (18/1) à noite, no Centro Social Urbano (CSU). A edição deste ano vem com novidades, especialmente no sistema de jogos e definição de campeões. Nove equipes disputarão o certame na categoria Força Livre e outras quatro jogarão a categoria Veterano.

Segundo o organizador Ezequiel Botega, na fase classificatória, os nove se enfrentam e oito passam de fase – do primeiro ao quarto colocado jogarão as semifinais da Série Ouro; do quinto ao oitavo disputarão as semifinais da Série Prata.

Dessa forma, Roca Sales terá dois campeões – Ouro e Prata – ao término da competição. Nos Veteranos, os quatro se enfrentam todos contra todos. Os dois primeiros vão direto para a final.

A vereadora Jaquisele dos Santos, representando Legislativo e Executivo, ressaltou a amizade entre os atletas, que vai muito além da competição, pois todos se conhecem. O vereador e ex-presidente da Câmara, Tairo Weirich, destacou as novas gerações que começam a participar do futebol amador e são o futuro da modalidade. Ainda ressaltou que Roca Sales está um pouco atrasada, em relação à região, no futebol amador, pela ausência de clubes no Campeonato Regional.

Também fez uso da palavra, Jorge de Freitas, da ARA, entidade que vai comandar a arbitragem. Taxa saudou a competição como a maior do Vale. Há investimento de R$ 45 mil por parte da administração municipal.

Como patrocinador, o gerente do Sicredi, Tiago Sonda, ressaltou a importância do futebol para unir pessoas, e propôs a atletas e dirigentes, que tenham jogos saudáveis.

O presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, desejou uma boa sorte a todos atletas e dirigentes, já em ritmo de despedida da entidade máxima do futebol regional. Ele deve concluir o ciclo de 8 anos na presidência no próximo dia 31 de janeiro, data da assembleia da Aslivata.

A primeira rodada já acontece nesse domingo em duas praças esportivas. Cada comunidade vai receber dois jogos por domingo, começando às 14h.

Municipal de Roca Sales
1ª rodada – 22/1 – Fazenda Lohmann
14h00 – Real Lions x Juventude Parobé
16h00 – Esperança x Copalto

1ª rodada – 22/1 – Serrinha
14h00 – XV de Novembro x Juventude Encruz.
16H00 – Amigos da Serrinha x Gaúcho

Pela região
Progresso
O Campeonato Municipal iniciou dia 8 de janeiro e teve mais jogos no dia 15, pela categoria Titulares. Este domingo será de folga e o retorno está marcado para o dia 29. Já nos Veteranos, Progresso abriu a competição dia 14 e hoje (21/1) terá dois jogos, em Tiririca: às 14h30, São João de Picada Serra x Flamengo de Xaxim; às 16h30, Cruzeiro de Tiririca x Amizade de Morro Azul.

Boqueirão do Leão
A bola rola pelo Campeonato Municipal de Boqueirão do Leão desde o dia 18 de dezembro de 2022. Neste domingo (22/1), jogos entre Independente e Grêmio 5 de Junho, pelas categorias Aspirantes e Titulares. Ainda participam do certame: São José de Matão, Esportivo Linha Data, Internacional de Pedras Brancas e São Roque. As finais estão marcadas para o mês de maio.

Arroio do Meio
O lançamento do Campeonato Municipal de Arroio do Meio será dia 1º de fevereiro. A competição terá seis equipes nos Veteranos e seis clubes nos Aspirantes e seis nos Titulares. Todos se enfrentam na primeira fase em turno único. Os quatro primeiros colocados em cada categoria avançam para a semifinal.

Nos Veteranos não há vantagem e em caso de empate em pontos haverá pênaltis. Nos Aspirantes e Titulares, o time de melhor campanha joga por dois empates, mas havendo uma vitória de cada lado, a vaga se decide nos pênaltis. O time de melhor disciplina leva o segundo jogo para casa.

Futebol 7
Dois municípios da região optaram em promover o Campeonato Municipal de Futebol Sete. Canudos do Vale terá início domingo (22/1) e Marques de Souza programa bola rolando para o dia 29 de janeiro.

Travesseiro
O Campeonato Municipal de Travesseiro deve iniciar no dia 12 de fevereiro. São quatro clubes participantes, com jogos de turno e returno na primeira fase.

Conforme a colocação das equipes será definido o cruzamento da semifinal, com decisões em dois jogos também. O calendário prevê a conclusão dia 23 de abril.

Intermunicipal
O Campeonato Intermunicipal Teutônia / Westfália / Poço das Antas terá reunião técnica na próxima segunda-feira (23/1), às 20h, no Hotel e Restaurante União. O encontro servirá para a análise do regulamento geral da competição e ultimar detalhes até o lançamento.

A competição tem início programado para o dia 26 de fevereiro. Serão sete clubes participantes: quatro de Teutônia (Esperança, Canabarrense, Atlético Gaúcho e União-G), dois de Poço das Antas (11 Amigos e Poço das Antas) e um de Westfália (Juventude da Berlim).

Estrela
O Campeonato Municipal de Estrela terá a primeira reunião técnica na próxima quarta-feira (25/1). A tendência é ter nove ou até dez clubes participantes, novamente com uma categoria. O Atlântico de Costão, que em 2022 ingressou com duas equipes, deverá apresentar apenas uma formação.

- publicidade -