Prefeitura segue sem agir após denúncias de descarte incorreto e situação de açudes em Teutônia

645
Depósito no Centro Administrativo é aberto, o que permite criação de pragas / Crédito: Camille Lenz da Silva

Na edição anterior da Folha Popular, veiculada no dia 14 de janeiro, foram relatadas três situações de descarte irregular de resíduos no município e outra reclamação sobre uma obra da Prefeitura que teria mitigado a fonte de água de açudes próximos.

Duas das denúncias dizem respeito ao Bairro Canabarro. Na Rua Leopoldo Tiggemann foi realizado, no início do mês, reparo em canos subterrâneos que, segundo a prefeitura, visou solucionar a falta de água recorrente no local. Porém, não é o que o aposentado José Martins diz.

O morador da rua ao lado possui um açude que fornece água para outros três e comenta que os mesmos começaram a secar no dia posterior às obras. Segundo ele, há vertentes no local, cujo curso foi interrompido pelas obras. A Prefeitura nega a situação.

O aposentado relata que pediu auxílio da Prefeitura para resolver a situação das águas e que não há retorno por parte da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Mas a falta de água não foi o único problema citado por Martins, que relatou descarte incorreto de entulhos nas proximidades da obra realizada, na mesma rua. O morador e outros vizinhos relataram à reportagem que os despejos iniciaram pelo Executivo, o que a Prefeitura também nega.

Apesar da capatazia e do presidente da associação local terem garantido à reportagem que até a segunda-feira (16/1) o local seria limpo, o descarte irregular de lixo comum e de obras só aumenta, conforme verificado na sexta-feira (19/1). Procurado, Rogério Hauschild (Cuia), funcionário da capatazia, informou que estaria no local com a secretária da pasta municipal no fim da tarde desta sexta.

Durante a semana, também foi solicitada resposta à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia sobre a denúncia de descarte incorreto por veículo da Prefeitura no Bairro Alesgut. Segundo a assessoria de imprensa do município, a falta de detalhes sobre o ocorrido não permitiu a identificação dos fatos.

Já a última situação diz respeito a um descarte de entulhos em propriedade da Prefeitura nos fundos da EMEI Darcy Ribeiro, no Centro Administrativo. No local são depositados pneus, móveis, sofás, eletrônicos e ferro velho, dentre outros materiais. Consultada, a Prefeitura admite que na área há o depósito de mobiliário inerte recolhido nas ruas, para fins de destinação correta dos resíduos.

Cita que os materiais são colocados de forma provisória e removidos, em partes, todos os dias. Em função da alta demanda de descarte, não foi possível retirar tudo do local. Até o fechamento da edição, não houve retorno da secretaria quanto a insalubridade do local.

- publicidade -