HOB busca excelência e sustentabilidade

Entidade promove melhorias internas com foco na segurança do paciente

701
Hospital Ouro Branco atua há mais de 70 anos na comunidade / Crédito: Leandro Augusto Hamester / Arquivo FP

Há mais de 70 anos atuando na comunidade, o Hospital Ouro Branco (HOB) tem por objetivo promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade. Durante os dias 17, 18 e 19 de janeiro deste ano, a entidade efetuou uma intensa avaliação interna nas áreas de processos administrativos, assistenciais e médicos com a intenção de garantir entregas com qualidade e segurança ao paciente.

O presidente da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Marco Aurélio Weber, destaca que quando se almeja algo é preciso olhar para onde se quer chegar e planejamento é essencial, sobretudo quando baseado em critério técnico. A instituição é uma das poucas da região que está disponível 24h por dia, portanto é indispensável que a equipe atuante precisa saber o que estão fazendo, porquê está fazendo e o que suas ações trazem de resultado. “A gente precisa tomar decisões com foco no futuro”, ressalta.

Com essas ações, o hospital planeja conquistar a Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que colocará a entidade em um grupo seleto de hospitais, que representam 5,4% dos mais de sete mil hospitais brasileiros.

A auditoria integra o Manual da ONA – Nível 1 e possui mais de mil requisitos avaliados, com “Foco na Segurança do Paciente”. O processo contou com suporte da consultora especialista em Sistema de Saúde e Segurança do Paciente, Rafaela Vedovelli, da empresa EJRos Brasil e IBIS.

O método “Acreditação” refere-se à avaliação e certificação e busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, que são reconhecidos internacionalmente como sendo as melhores práticas.

A avaliação das exigências reconhece se as melhores práticas de trabalho estão de fato sendo utilizadas na execução das atividades no hospital. Elas englobam todas as áreas da instituição, desde gestores a colaboradores e corpo clínico.

Esse projeto tem o apoio estratégico da Unimed VTRP e prevê, em março de 2023, uma avaliação pré diagnóstica e em junho de 2023 uma avaliação final de Certificação. A direção da Associação Beneficente Ouro Branco e do Hospital agradecem a todas as equipes pela dedicação e empenho neste desafio.

A empresa é feita de pessoas, processos e clientes”
O diretor do Hospital, José Paulinho Brand, compartilha a missão de “promover ações de saúde com excelência e sustentabilidade”. Explica que isso contempla qualidade, segurança do paciente, eficiência, coletividade e um bom ambiente com bons resultados. A instituição objetiva chegar à alta complexidade.

Um exemplo de produtividade está no número de cirurgias: fazia média de 2.300 cirurgias por ano e, em 2022, foram realizadas quase 5 mil. Brand explica que é possível fizemos quase o dobro de cirurgias com o mesmo equipamento e as mesmas salas, porque uma empresa é feita de pessoas, processos e clientes, e o resultado é uma consequência. Ele afirma ainda que a capacitação e treinamento devem ser inovadores e constantes.

- publicidade -