Temporal causa estragos na região

2124
Lavoura de aipim de Elói Schossler ficou destruída em Nova Westfália - Fazenda Vilanova // Crédito: Divulgação

Um forte temporal atingiu algumas localidades e cidades do Vale do Taquari e outras regiões do estado, no fim da tarde deste sábado (25/2). O Município de Fazenda Vilanova foi um dos mais comprometidos, com problemas em estradas da zona rural, lavouras comprometidas com o granizo, destelhamentos e outros.

O produtor Elói Schossler (65), de Nova Westfália – Fazenda Vilanova, viu cerca de 1,5 hectare da lavoura de aipim destruída com a chuva de granizo. Árvores de grande porte foram arrancadas, instalações foram atingidas por árvores e telhados de casas foram arrancados. O ginásio da comunidade também teve perdas, com a queda do oitão.

O secretário de Obras de Fazenda Vilanova, Nei de Quadros, informou a falta de energia elétrica em praticamente todo município. Estradas foram avariadas. O volume expressivo de água causou prejuízos em várias estradas, como Matutu, Colônia Cardoso, Alto Pinheiral, Arroio do Pau e Santana. “Nem soubemos por onde começar”, disse em um primeiro momento. Postes e redes de energia e telefonia também foram atingidos.

O secretário de Agricultura de Fazenda Vilanova, Marcos Adriano Lerner, destacou estragos em instalações de produtores e comentou a dificuldade em obter mais informações por conta da noite. A intenção é aprofundar o levantamento neste domingo.

A secretária de Administração, Franciele da Rosa Mallmann, informou cerca de 1.500 casas sem energia elétrica, mas a equipe da RGE já está trabalhando e espera reestabelecer o quanto antes. Telhados de escolas também foram atingidos.

Os Bombeiros Voluntários de Teutônia registraram quedas de árvores na ERS-128 (Via Láctea) nos quilômetros 20, 14, 15, 22, 23, em Teutônia e Fazenda Vilanova.

Paverama

O município também registra estragos. O prefeito Fabiano Merence Brandão citou casas destelhadas, grandes quantidades de pedra e muitas árvores caídas. A Escola Infantil Arco Íris, no Bairro Morro Bonito, teve a queda de parte do forro de duas salas e, por isso, molhou bastante dentro. A Escola Prudêncio Franklin, no Morro Bonito, também registrou destelhamento. Famílias registraram granizo em vários pontos. A localidade de Vila Felipe também registrou casas destelhadas e bastante estragos. Boa parte da cidade está sem energia elétrica

Outras cidades também foram fortemente atingidas. No Vale do Caí, há informações de prejuízos significativos em São José do Sul, Bom Princípio, Tupandi, Harmonia, Brochier e Maratá. No Vale do Rio Pardo, ouvintes da Rádio Popular relataram árvores caídas e casas destelhadas em Santa Cruz do Sul, principalmente no Bairro Zona Norte.

Vídeo do Temporal em Paverama no fim da tarde deste sábado / Crédito Divulgação
- publicidade -