ACBF completa 47 anos de fundação

919
Plantel da ACBF em 1986 / Crédito: Banco de imagens ACBF / Divulgação

“Cansei de perder, vamos montar um time para disputar o estadual”, essa fala do Presidente Vitalício, Clovis Tramontina, retrata o nascimento da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). No ano de 1976, especificamente 1º de março, a agremiação dos vencedores e vencidos que acarretou na laranja mecânica aconteceu na Lancheria Original, por volta das 22h30. Esta data marcou o surgimento do mais vitorioso clube de futsal do Brasil. 

River e Real eram como de costume os finalistas da competição local. Em uma das confraternizações na lancheria berço do clube, ao ser vencido mais uma vez pelo River, o presidente do Real, Clovis Tramontina, sugeriu a junção com o time de preto, do Presidente Sérgio Luiz Guerra (in memoriam), Schéi, também fundador da ACBF para disputar o campeonato estadual de futsal. 

“Eram dois times, o Real e o River. O Real era uma equipe abotoada, organizada, toda certinha, que concentrava, só tinha um problema, não ganhava!”, relato do Clóvis Tramontina, fundador, conselheiro e presidente de honra vitalício, no livro dos 35 anos da ACBF. 

Na época, a sede onde ocorriam as reuniões era o porão da casa da família Tramontina. O corpo da equipe era composto por atletas destaques na competição municipal daquele ano e complementado com contratações de fora. 

Durante a trajetória inicial foram três reuniões da morte, denominação usada aos encontros com intuito de encerrar as atividades da associação pela ausência de patrocínio, verbas e bons resultados nas partidas. 

Em 1996 veio o triunfo do primeiro título conquistado pela laranja, o Gauchão. Esse foi o gás impulsionante na busca de algo mais grandioso. A Liga Nacional foi criada no mesmo ano, mas somente após passagem de 5 anos, a  ACBF conquistou o Brasil. O 1º de novembro é histórico no município, designado Dia Municipal do Futsal em recordação ao primeiro título nacional em 2001. De lá pra cá, o clube é o maior vencedor, atualmente soma cinco títulos conquistados: 2001, 2004, 2006, 2009 e 2015.

No mesmo ano das primeiras conquistas nacionais, com os títulos da Liga Nacional e da Taça Brasil, a ACBF alcançou o topo internacional com a primeira conquista Mundial. Fato que se repetiu em 2004 e 2012.

No continente, a primeira conquista aconteceu em 2002, repetindo os feitos em outras cinco oportunidades.

No estado foram 14 troféus erguidos. Coleciona histórias na estante nos anos de 1996, 1997, 1999, 2002, 2004, 2008, 2009, 2010, 2012, 2013, 2015, 2018, 2020 e 2022. Além disso, soma três títulos mundiais. 

O quadragésimo sétimo aniversário da instituição reluz não apenas histórias dentro das quatro linhas, mas todo envolvimento na retaguarda que levou a cidade ao pódio internacional. Nestes 47 anos passaram inúmeros atletas que se tornaram ídolos em Carlos Barbosa. Jovens, crianças, técnicos, professores, comissão e diretoria, a família ACBF comemora junto mais um aniversário. 

“É uma honra estar à frente desta grande instituição em mais um aniversário. Este ano iremos em busca dos nossos objetivos dentro de quadra, mas também cumprindo as obrigações fora dela. Nossa instituição vai muito além do futsal.” relata o atual presidente da ACBF, Luir Marciano Sheibel”. 

Para comemorar, o clube organizou um almoço que acontecerá no próximo domingo (5/3), e contará com a presença dos elencos da ACBF e da Seleção Brasileira de Futsal, sócios e torcedores do clube.

Os ingressos para o evento estão à venda. Confira as informações:

DATA: 5/3

HORÁRIO: 14h

LOCAL: CTG Trilha Serrana

VALORES: SÓCIOS: R$ 50,00

NÃO SÓCIOS: Combo almoço + 2 jogos: R$ 80,00

Adquira o seu ingresso nos pontos físicos: Loja Paixão Laranja (T-Store) e na Sede Administrativa, localizada na Av. Presidente Kennedy, nº 350, sala 3 – Centro, ou online por meio do link: ALMOÇO COMEMORATIVO – 47 ANOS DA ACBF

- publicidade -