Guardiões Ambientais Mirins de Lajeado tem inscrições prorrogadas até 31 de março

413
O programa é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas do município / Crédito: Pietra Darde / Divulgação

O Projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM), gerido pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) de Lajeado, em parceria com a Secretaria da Educação (SED), teve as suas inscrições prorrogadas até o dia 31 de março. O programa é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas do município.

 As inscrições devem ser feitas presencialmente no Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 – em frente à UPA). Confira os documentos necessários:

– Documentos de identificação dos pais ou responsáveis e do estudante no dia da inscrição, no Centro de Educação Ambiental

– Comprovante de matrícula do aluno da rede de ensino

Os horários de atendimento são de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3982-1099.

Encontros do projeto:

– Turma da manhã: terças-feiras das 8h30 às 11h

– Turma da tarde: quintas-feiras das 13h30 às 16h

Conheça mais sobre o projeto

O GAM é um projeto de educação ambiental com atividades práticas e teóricas que envolve os alunos no contraturno escolar em atividades de temas diversos, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, energias renováveis, fauna, preservação de florestas e agroecologia, entre outras. Os temas escolhidos estão dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que a partir deste ano passam a nortear as atividades desenvolvidas.

Durante os encontros semanais, os guardiões mirins terão a oportunidade de conhecer ações do município relacionadas ao meio ambiente, desenvolver projetos ambientais e pensar em soluções para a resolução dos atuais problemas ambientais com base na ciência. A maior parte das atividades do projeto ocorrem ao ar livre, em sua maioria, no Jardim Botânico de Lajeado. Eventualmente ocorrem visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formam como Guardiões Ambientais Mirins.

O objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e cientificamente informados sobre as questões ambientais.

- publicidade -