Água será tema do Espaço Casa Emater na 21ª Expoagro

O setor de 1,2 hectares dedicado à entidade terá 20 parcelas temáticas.

452
Diversificação das atividades nas propriedades rurais será um dos enfoques do espaço. Créditos: Emater/RS-Ascar/divulgação

A 21ª Expoagro Afubra, maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil, acontece de 21 a 24 de março, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo. Mais uma vez, com o Espaço Casa da Emater/RS-Ascar, com o tema “Água: fonte de vida e recurso essencial para a produção de alimentos”.

O extensionista rural e coordenador do Espaço Casa da Emater, Matias Mauri Streck, explica que a escolha da temática vai além do fato de ela estar relacionada com o momento que o Rio Grande do Sul enfrenta com a estiagem e o déficit hídrico. “A água é de suma importância na biodiversidade, para a vida humana, dos animais e das plantas. Água é vida. Esse tema permite que possamos trazer tecnologias e alternativas para que os agricultores possam mitigar um pouco os problemas que vêm enfrentando”, cita.

Ele aponta que serão apresentadas tecnologias desde o manejo de solo, que é considerado a maior cisterna de água. “Também vamos apresentar diferentes tipos de irrigação, tecnologias que minimizam as temperaturas, como o uso de telas termorrefletoras e o armazenamento de água em cisternas para melhor aproveitamento da água da chuva”, comenta.

Temas apresentados

O Espaço Casa da Emater apresenta novidades também na distribuição das parcelas. Foram abertas novas ruas para circulação dos visitantes, buscando aproximar a Extensão Rural e Social do público. “A gente sempre tem a expectativa de que a cada ano mais agricultores e visitantes conheçam o nosso espaço, possam adquirir conhecimento e levar para as suas casas, para as suas propriedades”, frisa Streck.

O setor de 1,2 hectares dedicado ao Espaço Casa Emater terá 20 parcelas temáticas que abordarão assuntos relacionados à diversificação das atividades produtivas nas propriedades rurais, a fim de estimular a permanência do jovem no campo, com geração de renda, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente.

Dentre os temas estão:

  • Apicultura: orientar os apicultores sobre as técnicas de colocação de ilhós, arames e cera alveolada nos caixilhos. Também orientar os apicultores sobre o manejo geral dos apiários de abelhas Apis e abelhas sem ferrão. Haverá a exposição de 15 espécies de abelhas sem ferrão com a participação do apicultor Flávio Dupont. Também será demonstrada a importância da polinização direcionada.
  • Artesanato Rural: mostrar a riqueza da produção em artesanato rural de 13 municípios do Vale do Rio Pardo, assim como o artesanato cultural produzido nestes municípios. No espaço poderão ser adquiridas lindas peças em palha de milho, fibra de bananeira, em lã de ovelha, porongos, madeira reutilizada, brinquedos, crochê, macramê e tricô.
  • Agroindústria Familiar: localizada junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar, no local será apresentado o processo de legalização das agroindústrias. Será abordada ainda a importância do aproveitamento de frutas através do processamento e industrialização e destacada a importância do processamento e industrialização da cana-de-açúcar e a agregação de valor através dos seus derivados.
  • Ajardinamento e Floricultura: a atividade é uma alternativa de diversificação nas propriedades rurais, visando à geração de renda de forma simples e com baixo investimento. Demonstrar a importância do embelezamento do entorno das propriedades, sugerindo espécies da região, de fácil manutenção e adaptadas ao local. Além disso, serão realizadas oficinas de propagação de plantas ornamentais através da enxertia.
  • Bovinocultura de Leite: a parcela do Leite será dividida em três sub parcelas:
    – Pastagens permanentes: Estimular o uso de pastagens permanentes de verão e sobressemeadura de espécies de inverno, a fim de minimizar custos de produção, proteger o solo e manter a oferta de pasto mais uniforme durante o ano, diminuindo os períodos de vazios forrageiros que são mais longos para produtores que adotam plantios anuais de verão e de inverno. Estimular o armazenamento de pastagens excedentes nos períodos de maior crescimento vegetativo para uso em períodos de vazios forrageiros, equalizando a alimentação durante o ano.

– Higiene e Qualidade do leite: demonstrar a correta higiene e equipamentos na ordenha, bem como o manejo correto da mesma, medidas de prevenção de mastites. Orientações estratégicas para que os produtores atendam os parâmetros estabelecidos pela IN 76 e 77.

– Sala de alimentação: demonstrar a demanda de alimentos (volumoso e concentrado) que uma vaca necessita comer para atender seus requerimentos de produção. Esse cálculo da dieta será feito, baseado nas planilhas do Boviter.

  • Cozinha Show Didática: serão apresentadas receitas à base de mel e erva-mate, além de produtos à base destes produtos como óleos, cremes, essências e seus benefícios para a saúde das famílias. Também serão apresentados os cultivos das plantas medicinais, com enfoque nas práticas alternativas de saúde.

21/03
10h30: Bolo Ilex venancioaireinsis;
14h30: Bolo de erva-mate, sem glúten e sem lactose;

22/03
10h: Biscoito de Mel;
14h: Barra de Mel, Laranja e Coco;

23/03 – 10h30: Bolo Ilex Venancioaireinsis; 14h30: Bolo de erva-mate, sem glúten e sem lactose;

24/03 – 10h: Biscoito de Mel; 14h: Barra de Mel, Laranja e Coco.

Na área externa da Cozinha Show Didática acontece a apresentação de plantas frescas cultivadas, escalda pés, suco ou chá de erva-mate e plantas desidratadas.

  • Cooperativismo: divulgar os trabalhos da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar em Santa Cruz do Sul junto às cooperativas. Também prestar orientação e esclarecimentos sobre cooperativismo.
  • Erva-mate: apresentar as cultivares de erva-mate, os cultivos adaptados à região e as técnicas para a implantação do erval: planejamento, espaçamento, proteção de mudas, qualidades das mudas, entre outras, além de orientações sobre tratos culturais.
  • Fruticultura: o destaque da parcela é a implantação de pomares. Haverá demonstração de técnicas para implantação de pomares como planejamento, preparo da área, culturas de cobertura, plantio, adubação, podas de formação, manejo de pragas e doenças de importância nessa fase.
  • Morango: será apresentado o sistema de “produção de morango em substrato sem resíduo de agrotóxicos”. Também o de monitoramento e controle de pragas e doenças com ênfase na utilização de inimigos naturais e controle biológico e demonstração de sistema para melhorar a ambiência interna das estufas, reduzindo a temperatura e controlando a umidade relativa do ar. Sendo esse um dos grandes desafios para a produção de morango em meses quentes.
  • Olericultura: no espaço será demonstrado o manejo integrado de pragas e doenças. Adoção de estratégias integradas, desde a escolha de variedades, manejo ecológico do solo em sistema de plantio direto e aplicação de produtos orgânicos e microbiológicos para controle de pragas e doenças. Plantio de hortaliças diversas, conduzidas a campo e em ambiente protegido.
  • Pecuária Familiar: a parcela terá como destaque a criação e manejo de ovinos. Serão demonstradas práticas de manejo geral e aproveitamento de subprodutos extraídos do rebanho ovino. Ênfase nas boas práticas de manejo do rebanho, baseado em um calendário anual. Melhoramento e implantação de pastagens, mostra de instalações básicas (infraestrutura para manejo e mantença dos animais a campo).
  • Piscicultura: serão demonstradas práticas de avaliação da qualidade da água, orientações de adubação e correção da água, lotação e introdução de alevinos nos viveiros, técnicas de abate, processamento, culinária, criação intensiva de peixes, manejos na despesca, defumação, transporte e alimentação dos peixes. Também serão realizadas oficinas de processamento de pescado. E diariamente, com início às 15h30, será apresentado o manejo racional de despesca.
  • Plantas Bioativas: a parcela visa oportunizar o conhecimento sobre o uso da fitoterapia como prática de saúde preventiva, agregando outros fatores como incentivo ao cultivo, orientação quanto à classificação, identificação e uso, disseminando técnicas de cultivo e manejo, contribuindo para a popularização do uso de plantas bioativas em benefício da saúde humana e animal. Serão apresentadas 32 espécies de plantas, sendo elas de uso fitoterápico com reconhecimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e listadas na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus), plantas condimentares, aromáticas e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) para uso na alimentação. Também haverá mostra de plantas com potencial para a extração de óleos essenciais. Ênfase para a Espinheira Santa, através de oficinas de preparo de chás e tinturas, falando sobre o uso correto, colheita, secagem e armazenagem.
  • Oficina de Procesamento de Carnes: haverá demonstração sobre o aproveitamento de carcaças ovinas e suínas com objetivo de agregação de valor aos cortes bem como o uso dos mesmos na alimentação da família.
  • Saneamento ambiental: o espaço visa divulgar alternativas de uso sustentável para conservação da água e do solo e o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar dentro desta temática. Demonstrar técnicas de proteção de fonte, reaproveitamento da água da chuva através de cisternas e a exposição do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, do Governo do Estado.
  • Secagem e Armazenagem: apresentar as vantagens da secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, com demonstração das máquinas e equipamentos utilizados na pré-limpeza de grãos, carga e descarga. Também serão demonstrados os motores, ventiladores e fornalha utilizados no processo de secagem e aeração e a apresentação do silo secador com ar natural, planilhas de custos e manejo do grão armazenado.
  • Solos: no local serão repassadas informações sobre a importância do manejo correto do solo com plantas de cobertura na produtividade e sustentabilidade das culturas e sobre a importância de mantermos o solo coberto para minimizar as perdas de água e solo por erosão e assim não comprometer a capacidade de produção vegetativa do solo, minimizando o assoreamento e a contaminação dos recursos hídricos. Será possível observar o comportamento do sistema radicular das plantas gramíneas e leguminosas como milho, soja, feijão, crotalárias, milheto, capim sudão e da mucuna, em duas condições de adensamento do solo: um solo em estado natural de compactação e um solo sem condição de compactação, ou seja, em condições ideais.
  • Será possível analisar o comportamento das culturas levando em consideração o desenvolvimento das plantas, a área radicular explorada pela cultura em uma condição de estresse hídrico, e isso tudo relacionando com a produtividade da lavoura e aumento de renda da propriedade. Além disso, o visitante poderá observar e comparar as espécies de crotalárias e as épocas de semeaduras. Será apresentado também um simulador portátil de erosão do solo com três condições diferentes de cobertura do solo: um solo descoberto; um solo com palhada ou restos de culturas e um solo com cobertura vegetal. O visitante poderá observar o comportamento de infiltração de água no perfil do solo, o escorrimento superficial de solo e água e poder correlacionar com o assoreamento dos rios, com o comportamento do lençol freático, com a disponibilidade de água para as plantas, com as perdas nas culturas ocasionadas por estresse hídrico e outros.
  • Tecnologia da Aplicação: serão apresentados as principais metodologias e técnicas de uso eficaz e racional de defensivos agrícolas.
  • Turismo Rural: apresentar e divulgar aos visitantes o Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais bem como os empreendimentos que fazem parte do mesmo. Envolvendo nove municípios do Vale do Rio Pardo, o Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais tem um percurso em torno de 296 km, sendo um dos principais destaques a inserção de empreendimentos da Agricultura Familiar que foram selecionados e capacitados para prestação de serviços de descanso, lanches, alimentação ou hospedagem.

Além das parcelas, a equipe do setor de Comunicação e Tecnologia da Informação da Emater/RS-Ascar estará na Expoagro Afubra para divulgar o trabalho apresentado e atuar no apoio aos veículos de comunicação na divulgação das ações da instituição na feira.

- publicidade -