Emoção marca entrega de asfalto à comunidade da Linha Wink

Comunidade na divisa entre Teutônia e Estrela reivindicava a obra há décadas.

781
Cones foram retirados de forma simbólica para marcar entrega da via. Créditos: Camille Lenz da Silva

Os moradores da Rua Otto Osterkamp, na Linha Wink, finalmente podem abrir as janelas e portas de suas casas tranquilos, sem sofrer com poeira. Isso porque há cerca de duas semanas foi finalizado o asfalto da Estrada Geral, obra entregue oficialmente na manhã deste sábado (15/4).

O asfaltamento compreendeu cerca de 1,5 quilômetros de extensão entre as estradas Henrique Mörshchbacher e a Estrada Novo Paraíso, divisa entre os municípios de Teutônia e Estrela. Com um investimento total de R$ 2,8 milhões, cada município arcou com 50% do custo.

O serviço foi executado pela empresa Conpasul Construções e Serviços, vencedora da licitação e que, ao todo, pavimentou uma área de 11.343,36 m².

Cerca de dois quilômetros foram asfaltados em parceria. Créditos: Camille Lenz da Silva

O projeto foi viabilizado por meio de convênio firmado entre os dois municípios, após aprovação do projeto de lei, por unanimidade, dos Legislativos de Teutônia e Estrela. O acordo entre os prefeitos Celso Aloísio Forneck e Elmar Schneider ocorreu ainda no ano de 2021.

Segundo ambos os governos, a Rua Otto Osterkamp é uma importante via para o escoamento da produção primária da região. Agora pronta, também melhorará o acesso ao clube esportivo LaVi e facilitará a logística da Expowink, uma das maiores feiras comunitárias do interior do estado.

Via faz conexão com a Estrada Geral de Novo Paraíso, onde é realizada a Expowink. Créditos: Camille Lenz da Silva

Sonho realizado

Para o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, este é um sonho realizado. “Todas as comunidades do interior anseiam por isso, é justo e faz bem. Quando podemos entregrar uma obra assim, para nós é uma felicidade maior ainda. Precisamos trabalhar juntos, porque a população merece”, enfatiza.

Segundo ele, há um novo projeto do financiamento de R$ 15 milhões, rejeitado em 2022 pela Câmara de Vereadores de Teutônia, para a melhoria das estradas do interior e da cidade. “Há o sonho de fazermos o restante da via e outra mais, mas dependemos desse financiamento, e é por isso que clamo a união de forças entre prefeitura e Câmara de Vereadores, para que possamos entregar mais obras”, comenta.

Legado

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, espera que essa obra possa servir como um legado para as próximas gerações. “Para que ajam com mais amor e respeito ao contribuinte, que se faça vida pública ou política com amor. Ao invés de optarmos pela crítica ou apontarmos dedos um para os outros, optamos por nos unir, e acredito que seja essa a postura que a comunidade espera dos seus representantes”, completa.

Prefeitos de Teutônia (e) e Estrela nos lados pertencentes a cada município. Créditos: Camille Lenz da Silva

Saiu do papel

Para o morador da localidade, Samuel Deifelt, este é um dia muito feliz para todos da comunidade. “Era uma obra muito esperada, e graças à união das prefeituras saiu do papel. Este asfalto trará grandes benefícios para nós moradores e também para a região. Dessa vez foi a Wink, mas esperamos que mais comunidades, tanto de Teutônia como de Estrela sejam agraciadas com obras e investimentos”, torce.

Persistência

A moradora Sandra Sulzbach se diz completamente realizada em função do sonho concretizado. “Me criei aqui, criei meus filhos aqui, amo esse lugar. Sou muito grata, principalmente, pela liderança comunitária, que não desistiu mesmo após inúmeras tentativas. A satisfação maior é ver a união das duas comunidades (Wink Alta e Wink Baixa). Por outro lado, o grande feito dos dois prefeitos, que formaram parceria e juntos fizeram essa obra, que se torna muito mais importante pelo seu valor comunitário”, enaltece.

Sandra ainda pontua que o asfaltamento no local é um exemplo de como o poder público deve agir. “Mesmo com um baixo número de eleitores nessa rua, vimos que os prefeitos e vereadores deixaram de lado seus interesses para pensar no bem da comunidade. Quem sabe com esta obra, mais pessoas queiram viver aqui”, comemora.

- publicidade -