Mil artistas devem se apresentar no 33º Rodeio Artístico Regional em Teutônia neste fim de semana

Atividades integram a 1a Semana da Arte de Teutônia.

311
Crédito: Estampa da Tradição / divulgação

Neste fim de semana a comunidade regional está convidada a participar do 33º Rodeio Artístico Regional, promovido pelo CTG Rincão das Coxilhas, 24ª Região Tradicionalista e Prefeitura de Teutônia.

As atividades serão realizadas no CTG e também no ginásio de esportes e no Boliche da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), e fazem parte da programação da 1a Semana da Arte de Teutônia.

Conforme a coordenadora da 24ª, Luce Carmen Mayer, esta é a segunda vez que o município recebe o Rodeio Artístico Regional. “Nas invernadas de danças, desde a categoria pré-mirim até a veterana, serão mais de 600 dançarinos. Já nas modalidades individuais – dança de salão, intérpretes, solista vocal masculino e feminino, instrumentos, causo, trova, pajada, declamação masculina e feminina e chula – haverá mais 300 participantes. Somando, então, contaremos com cerca de mil pessoas, sem contar os acompanhantes”, cita.

Ela lembra que na primeira oportunidade, em 2006, o ginásio não possuía arquibancadas. “A estrutura agora está maravilhosa, digna de um Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).

Na região, são poucos os ginásios que possuem essa acomodação. Do outro lado, temos ainda a estrutura do CTG, que estará integrada como sede para recepção de visitantes, ofertando ainda almoço e janta”, completa.

Segundo ela, a 24a região hoje engloba 36 municípios, compostos por 86 entidades tradicionalistas. Destes, 15 municípios participarão do evento, que terá ainda grupos da 11ª, da 30ª e da 18ª regiões, uma vez que o rodeio este ano é aberto.

“O Rodeio Artístico Regional é uma das etapas classificatórias para o Enart, que acontece em novembro na cidade de Santa Cruz do Sul. A próxima etapa, com os classificados deste fim de semana, ocorre em outubro com o Inter-regional”, situa Luce Carmen.

O valor do ingresso para assistir ao Rodeio Artístico é de R$ 10 por pessoa, tanto no sábado como no domingo. Caso opte por participar dos dois dias, é possível adquirir o combo ao valor de R$ 15. Crianças menores de 6 anos não pagam.

Programação

As atividades do Rodeio iniciam no sábado, a partir das 9h, com as modalidades individuais. Após, seguirão as declamações, no Boliche da APDL, e as demais atividades serão realizadas no CTG.

Às 10h iniciam as invernadas nas categorias pré-mirim, xirú e mirim. As atividades seguem à tarde com as danças tradicionais. A abertura oficial do evento ocorre às 18h30.

No domingo, a partir das 8h30 ocorrem as modalidades individuais, com danças tradicionais, chula e danças gaúchas de salão.

Semana da Arte

Em realização desde a noite da terça-feira (6/6), a 1a Semana da Arte de Teutônia segue com atividades no fim de semana, concentradas no salão principal da APDL. A programação conta com intervenções musicais, de canto, dança e arte cênica, a fim de proporcionar momentos de integração e acolhimento ao público visitante.

No sábado, o salão permanecerá aberto das 9h às 11h30 e das 13h30 às 19h. Às 15h ocorre a apresentação do grupo de danças da Associação Artístico-Cultural Teutônia.

Às 16h30 será a vez do Boom Dance e, às 17h, ocorre a cerimônia de premiação do 1º Salão das Artes, com apresentação da Bandinha Circulante e do Coral Infantojuvenil de Teutônia. No domingo, o Salão das Artes permanece aberto das 14h às 18h.

O trânsito na Avenida 1 Leste estará fechado no fim de semana para dar mais segurança e facilitar a circulação de pessoas durante ambas as programações.

Conforme a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Kunzler Dickel, o evento é resultado do projeto Teutônia Cultural, lançado em 2022 e que hoje já possui mais de mil alunos.

“Desde lá sabíamos que precisaria haver um evento para mostrar e valorizar os alunos em todas as áreas culturais”, comenta. Ela espera que circulem pelo espaço durante todo o evento cerca de 8 mil pessoas. “São pelo menos 500 pessoas envolvidas com sua arte”, finaliza.

Confira a programação completa aqui.

- publicidade -