PAINEL COOPOP: Grupo Popular reúne lideranças cooperativistas

Participaram os dirigentes de sete cooperativas regionais: Languiru, Certel, Sicredi Integração, Sicredi Ouro Branco, Certaja, Cooperagri e Vale Log.

1351
Crédito: Carla Beckmann

Neste sábado, 1º de julho, se celebra o Dia Internacional das Cooperativas. Com foco nesta temática, o Grupo Popular de Comunicação realizou, na manhã deste sábado, mais uma edição do Painel Coopop. Com a mediação do diretor de Jornalismo do grupo, Lucas Leandro Brune, estiveram presentes os presidentes da Certel, Erineo José Hennemann, da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, da Languiru, Paulo Roberto Birck, da Cooperagri, Édson Ricardo Dahmer, da Certaja, Renato Martins, da Vale Log, Adelar Steffler, e da Sicredi Integração, Luiz Mário Berbigier.

Neori Ernani Abel, da Sicredi Ouro Branco, ressaltou que o papel das cooperativas é construir uma sociedade mais próspera. “Ideia essa que hoje está mais viva do que nunca. E nós precisamos nos preparar mais para conseguir que elementos de participação estejam presentes”, frisou.

Erineo José Hennemann, da Certel, enalteceu a data, que segundo ele é uma iniciativa inédica das cooperativas, de voluntariar para levar informação às famílias. “É um dia dia em que nos abraçamos e damos as mãos”, pontuou.

Luiz Mário Berbigier, da Sicredi Integração, ressaltou que as cooperativas regionais são empresas modernas, atuais, com governança e inovação na busca por entregar produtos e serviços de qualidade. “Onde existe uma cooperativa, todos os índices de educação, renda, desenvolvimento local e regional são melhores”, ressaltou.

Adelar Steffler, da Vale Log, lembrou dos sete princípios do cooperativismo, dentre os quais está o 5º, de educação, formação e qualificação. “Da mesma forma dentro das cooperativas – por sermos uma empresa com menos idade, nos baseamos nos bons exemplos que as mais antigas nos trazem diariamente”, citou.

Paulo Roberto Birck, da Languiru, ressaltou que as dificuldades pelas quais a empresa está passando servem de alerta para que os quadros societários de todas as cooperativas assumam a responsabilidade de serem cooperados. Ele ainda pontuou a necessidade de as cooperativas terem uma agência reguladora e fiscalizadora.

Édson Ricardo Dahmer, da Cooperagri, falou sobre a importância da capacitação dos associados visando à gerência, para que eles possam dar assistência e suporte. “Da mesma forma, precisamos de conselhos fiscais que exijam mais”, recomendou.

Renato Martins, da Certaja, concordou que a responsabilidade de gerir as cooperativas deve ser divivida com o grupo de associados.

A matéria completa estará disponível na edição da próxima quarta-feira (5/7). Assine a Folha Popular e fique por dentro.

Confira na íntegra o Painel Coopop – Dia Internacional do Cooperativismo

- publicidade -